Atuação no ensino remoto: ensaios somáticos e Chekhovianos
Resumo
Este trabalho relaciona aspectos pedagógicos e técnicos propostos por Michael Chekhov em suas Lessons for Teachers (2018), princípios educacionais pontuais da comunidade de Dartington Hall e elementos da Educação Somática como vistos pelo Body-Mind Centeringsm, visando refletir sobre suas ressonâncias numa possível abordagem pedagógica da atuação, em tempos de ensino remoto. Como trazer os aspectos imaginativos encontrados nas proposições chekhovianas para o corpo em atuação, hoje, nas condições do ensino remoto, em meio à realidade pandêmica? É possível estabelecer o sentido de ensemble, caro à técnica de Chekhov, em meio ao distanciamento corporal? Seria viável atualizar, em corpos que criam à distância, uma ética pautada por princípios comunitários? Como a anatomia vivencial do Body-Mind CenteringSM pode contribuir para a criação psicofísica do ator, apoiada na premissa imaginativa de Chekhov, em tempos de mediação tecnológica? São questões que não param de emergir no dia a dia da prática pedagógica de atuação da autora que, neste ensaio, as tangencia visando antes as ressonâncias da partilha do que o encontro de respostas estáveis.
Referências
BARONE, Luciana P. C. “Da criação de Dartington Hall ao Teatro Estúdio de Michael Chekhov: os princípios de comunidade, educação e atuação”. Revista Científica de Artes da FAP, v. 21, no. 1. Curitiba, jan/jun, 2021.
____. “O Self e a atuação: ferramentas para a consciência e criação no trabalho de ator”. Revista Contrapontos. V 20, n2, 2020.
___. The Body systems approached by Body-Mind Centering® as support for Michael Chekhov's acting technique. Research. Goldsmiths University of London, s/r, 2019.
CHEKHOV, Michael. On the technique of acting. Edited by Mel Gordon; preface and afterwords by Mala Powers. Broadway, New York: Harper-Collins Publishers, 1991.
____. Para o ator. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
____. Michael Chekhov’s Lessons for Teachers, Expanded Edition (Transcribed from the original shorthand notes by Deirdre Hurst Du Prey). Michael Chekhov Association, 2018.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering®. Trad. Denise Maria Bolanho. São Paulo: edições SESC SP, 2015.
DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MAROVITZ, Charles. The other Chekhov: a biography of Michael Chekhov, the legendary actor, director and theorist. New York: Applause Theatre Book Publishers, 2004.
RUSHE, Sinéad. Michael Chekhov’s Acting Technique: a practitioner’s guide. London: Bloomsbury, Methuen|drama, 2019.
YOUNG, Michael. The Elmihirsts of Dartington. Totnes, Devon: Dartington Hall Trust, 1996.