Teatro invisível, teatralidade e performatividade: demarcações fluídas na prática de Augusto Boal
Resumo
Uma investigação que se situa diante de uma crise de identidade e epistemológica do teatro contemporâneo, reconhecida e amplamente abordada na obra da escritora francesa Josette Féral. A partir desta autora, extraímos a noção de que o estabelecimento de uma camada ficcional é essencial para estabelecer uma intencionalidade que possibilita o reconhecimento do teatro. A partir disso nos propomos a analisar parte da obra de Augusto Boal, mais precisamente o Teatro Invisível, uma das técnicas do Teatro do Oprimido, e estabelecer relações entre estas práticas e algumas noções ligada à performatividade e à arte da performance.
Referências
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. (7ª.ed.) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In Revista Sala Preta, no 8, 197-210. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: htttp://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370/60352. Acesso em: 10 de Jul. 2021.
_________. Além dos limites: Teoria e Prático do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.