Dançando no ‘Fábricas de Cultura’
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de realizar um desdobramento da pesquisa de Iniciação Científica “O Programa Fábricas de Cultura como agente transformador na periferia”, realizada entre 2019 e 2020, no qual buscamos ampliar as informações e reflexões sobre o Programa, bem como, entender as lacunas de seu histórico que haviam ficado em aberto. Assim, neste segundo projeto de Iniciação Científica, nos propusemos a focar nossa pesquisa especificamente na linguagem da dança, e a compreender melhor a diferença da iniciação artística que é desenvolvida na Fábrica de Cultura Sapopemba e a proposta de aprofundamento da linguagem da dança, visando o aperfeiçoamento e a formação profissional, realizada pelo Núcleo Luz. Para isto, foi feito uma revisão bibliográfica sobre arte-educação, formação profissional e sobre políticas culturais, assim como, uma pesquisa e uma revisão documental sobre o Programa Fábricas de Cultura e o projeto Núcleo Luz. O estudo foi realizado de maneira remota através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 36 pessoas, sendo 24 aprendizes, 7 educadores e 5 entrevistas de cunho historiográfico com as pessoas responsáveis pela concepção e construção das diretrizes do Programa.
Referências
BITTAR, Mariana. Trajetórias educacionais dos jovens residentes num distrito com elevada vulnerabilidade juvenil. 2011. 272 f. Dissertação (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: SESC, 2016.
CARVALHO, Lívia Marques. O ensino de artes em ONGs: tecendo a reconstrução social. São Paulo: ECA/USP, 2008.
MENDONÇA, M. Disponível em: http://www.marcosmendonca.com.br/secretario/fabricas_cultura.htm. Acesso em: 03 jan. 2021.
MARQUES, Isabel A. Dança-educação ou dança e educação? Dos contatos às relações. In: Revista Seminários de Dança: Algumas perguntas sobre Dança-Educação, Joinville: Festival de Joinville, 2010.
Prefeitura de São Paulo. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/sapopemba/historico/index.php?p=42096. Acesso em 20 de maio. 2021.
SOVIK, L. Os projetos culturais e seu significado social. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 172-182, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014110411.