Externalizar uma articulação de prática artística como pesquisa acadêmica
Resumo
Compartilho os referenciais metodológicos que encontrei, no curso da pesquisa acadêmica a partir da prática artística. Inicialmente as Atividades Básicas do Processo Criativo, provenientes de uma teorização para o ensino de criação coreográfica, oferecem a base lógica para articular elementos metodológicos da Abordagem Somático-Performativa (ASP) e do Processo de Articulações Criativas (PAC), ambas autônomas, mas associadas no percurso de minha pesquisa. As atividades básicas geração, interpretação e exploração, correlacionam-se com pulsão espacial, pausa dinâmica e laboratório de performance da ASP. Enquanto as atividades de seleção, avaliação e estruturação, com as facetas escavar, elevar, anatomizar e externalizar do PAC. Na ASP, encontro com atividades generativas de contato e liberação do potencial criativo da prática, abrindo para formulações acadêmicas (perguntas, reflexões, percepção de tendências e interesses). No PAC, há o convite à verbalização da prática e à demanda de estruturá-la como um compartilhamento público, tão poético e estético quanto teórico. Concluo, assumindo o artigo como uma ação de externalização, trazendo a apresentação proveniente de uma residência artística em que trabalhei minha pesquisa como artista convidado.
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