O Altar de Pulú
Resumo
Com uma escrita poética, forjada na experiência sensorial do conhecer e perceber através dos sentidos, este artigo tem por objetivo descrever o inapreensível na montagem e reza do Altar do Menino Deus, tradicional auto natalino que atravessa gerações e é realizado há mais de quatro décadas por Dona Pulú, entre 24 de dezembro e 6 de fevereiro, no Jataí, comunidade rural de Canápolis, Oeste da Bahia. Essa manifestação religiosa, que representa a espetacularidade cotidiana em celebração ao sagrado e ao prazer de estar juntos, integra os estudos de meu doutoramento, cuja base teórica/metodológica está assentada na Etnocenologia, disciplina transdisciplinar que reconhece a alteridade não como algo diferente, mas singular, de modo a reconfigurar a noção eurocêntrica do saber, desierarquizando o status quo do conhecimento. É com esta perspectiva que se desenvolve a escrita poética e sensorial desse artigo.
Referências
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho (org). Artes do corpo e do espetáculo: questões da etnocenologia. Salvador (BA): P&A Gráfica e Editora, 2007.
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador (BA): P&A Gráfica e Editora, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5ª ed. Curitiba: Positivo, 2010
JORGE. J. Simões. Cultura Religiosa I. O homem e o Fenômeno Religioso. São Paulo: Loyola, 1994.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
QUEIROZ, Fr. João de S. Joseph. Memórias. Porto (PT): Typographia da Livraria Nacional, 1868.
SCHECHNER, Richard, BRADY, Sara. What is performance? In: Performance studies: an introduction. 3ª ed. USA e Canadá: Routledge, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Hegemomia/Tradições/Dominantes/Residual e Emergente, Estrutura de Sentido. In: Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.