Entre fronteiras e corpos desconhecidos: O corpo do tocador de taiko contemporâneo (組太鼓) e as suas dimensões infinitas

  • Rafael Garcia Universidade Estadual de Campinas

Résumé

Este trabalho tem como objetivo delinear um esboço do percurso realizado pelo tocador de taiko e os modos em que esse processo pode afetar suas percepções de seu próprio corpo e da própria vida. Sendo assim, neste artigo, o pesquisador pretende, enquanto tocador e ator brasileiro, levantar informações acerca desse corpo-tocador, suas trajetórias filosóficas e técnicas de treinamento, tendo como intuito vislumbrar esse “corpo” como um “terreno de possibilidades”, propondo não só discussões e descobertas que possam de alguma forma atravessar o corpo do ator em treinamento, mas como um novo caminho de “transformação de si”.

Biographie de l'auteur-e

Rafael Garcia, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP, pesquisador em Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena, com orientação do Prof. Dr. Eduardo Okamoto. Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP (2020), tendo sido bolsista CAPES. Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Polis das Artes de São Paulo (2016). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Tem interesse nas áreas de Interpretação Teatral, Treinamento do Ator/Atriz/Performer, Diálogo Intercultural no Trabalho do Ator, Cultura Japonesa, Arte Teatral Japonesa e Estudos do Corpo. Pesquisa a Arte do Taiko Contemporâneo — conjunto de tambores de origem japonesa cuja performance envolve música e dança. Sua formação é resultante do encontro com profissionais como: Michiko Okano, Raquel Scotti Hirson, Toshi Tanaka, Yosuke Oda, Eiichi Saito, Alice K., Isa Etel Kopelman, Mauro Rodrigues e Nair D’Agostini. Foi colaborador do NAC (Núcleo de Artes Cênicas) (2006 – 2010). Durante a graduação foi ator-pesquisador do Projeto de Pesquisa Técnica Klauss Vianna e Dramaturgia Corporal: Estudo Sistêmico do Movimento, coordenado pela Profa. Dra. Ceres Vittori. Envolveu-se também com projetos de pesquisa e ensino com ênfase em Direção e Produção Teatral, Encenação, Cenografia e Produção Audiovisual na mesma Universidade. Professor de Teatro, tendo atuado como estagiário por prazo determinado no Projeto Ademar Guerra da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. É integrante do grupo Hibiki Wadaiko da Associação Nikkey de Marília, onde atua como tocador de taiko, produtor e colaborador artístico. É pesquisador do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), vinculado à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do GEAT (Grupo de Estudos Arte do Taiko). Membro da Comissão Editorial do Anais dos Seminários de Pesquisa do PPG Artes da Cena. Promoveu variados cursos e oficinas. Produziu, iluminou, fotografou e atuou em diversos espetáculos de teatro e dança, eventos e congressos. Em sua trajetória, destacam-se, os espetáculos: "Pés-de-Deux" (2012), “Eu me lembro” (2014), “Agora, é a cerimônia do adeus” (2014), “Performance dos Esquecidos” (2015) e “Festa do peixe” (2019). Atou na dramaturgia, pesquisa e produção nas encenações “Taiko no Hibiki” (2018), “Omoide no Sakura” (2019), “Festa do peixe” (2019) e “Moriagaru Kokoro” (2020). Foi produtor e diretor dos curtas-metragens “Copo de Leite” (2014) e “Os Olhos do Pássaro” (2015). Participou do EP “Sacro” (2019). Tem artigos publicados no campo de Estudos Japoneses e Artes da Cena.

Publié-e
2018-07-25
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Rubrique
Textos Completos - Artigos e Ensaios