Agenda para uma Pesquisa em Arte
Résumé
Há dez anos mais ou menos tenho trabalhado com processos de criação, produção e comunicação de arte. Com dança, teatro e performance, sobretudo. Nesse cenário, tenho convivido com práticas curatoriais que operam como colaboradoras do aparecimento do fenômeno cênico. A noção de colaboração da cena (em que a curadoria é vista como possibilidade de articular simultaneamente diferentes aspectos do sistema da arte contemporânea: discursos críticos relacionados à política e à produção cultural, engajamento social, história da arte e dramaturgia) está na dissertação Por uma prática curatorial mediadora e colaborativa em artes cênicas, do pesquisador e diretor Felipe Assis (de 2015, pelo Programa de Artes Cênicas da UFBA). Felipe propõe entender a prática curatorial, lato sensu, envolta de uma complexa gama de relações e de agenciamentos que atravessam tanto o processo de criação quanto o de recepção dos trabalhos cênicos. A curadoria colabora com a cena na medida em que ela negocia categorias como contexto, acontecimento, encontro, empatia. Proponho aqui uma aproximação da presente escrita com essas categorias. Declaradamente a do acontecimento.