A individualidade diante da coletividade: colocações sobre o processo de criação e formação dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Resumo
O presente artigo tece reflexões sobre algumas das relações entre o individual e o coletivo no processo de formação e criação em dança Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) tendo como ponto de partida a experiência de pesquisa e criação artística vivida neste método pela primeira autora e as investigações do seu projeto de mestrado Aspectos sociais das personagens desenvolvidas no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da personagem Denória, orientado pela segunda autora. O texto aborda temas como o autoconhecimento propiciado pelo método BPI, as pesquisas de campo e a estruturação da personagem neste método. Estas reflexões tiveram como mote disparador a mesa: Experiências pedagógicas no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): revirando o corpo que ocorreu dentro do VIII Seminário Interno de Pesquisa do PPG Artes da Cena Mário Santana, 2020, a qual enfocou o eixo Inventário no Corpo do referido método.