Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso

Eduardo Larson

Resumo

Caetano Veloso sempre se mostrou preocupado com os rumos tomados pela música no Brasil. Desde o início de sua carreira, tornou-se ato freqüente em sua atividade como cancionista a incorporação de fragmentos da cultura lítero-musical brasileira e mundial e a rearticulação destes elementos de maneira a olhar criticamente a tradição, o estado presente da arte e suas projeções para o futuro. Tal conduta é coerente com a prática artística no século XX, que tem se caracterizado por um processo constante de auto-reflexão, através de procedimentos intertextuais. Dos procedimentos adotados por Caetano, podemos destacar a paródia. Porém, pelo grau de complexidade alcançado pelas manifestações artísticas modernas em “virar-se para dentro”, faz-se necessário a ampliação deste conceito. Segundo Affonso Romano de Sant’Anna, a paródia deve ser estudada ao lado da paráfrase, da estilização e da apropriação. Estes conceitos iluminam o processo criativo de Caetano ao nível lingüístico, porém, sendo a canção uma forma de arte essencialmente verbo-musical, faz-se necessário a observação de que forma a música contribui neste jogo de sentidos.A presente comunicação abordará uma das canções de Caetano Veloso que faz uso da intertextualidade e levantará questões a respeito de como essa noção pode ser aplicada aos estudos de música popular.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)