Um Original de Música Popular e suas Atualizações: entre permanências e diferenças

Hermilson Garcia do Nascimento

Resumo

Recentes trabalhos têm indicado a necessidade de se discutir uma complexa questão com importante ressonância no campo da escuta: o original de uma peça musical, instrumental ou canção, tendo na sua qualificação a indicação de um paradigma aplicável a diferentes questões de estudo. O primeiro fonograma apresenta esse original, mas em novas gravações da peça, parte dos elementos que a caracterizam permanece, e as contribuições se colocam como vozes a evidenciar uma rede interpretativa e uma espécie de maleabilidade do corpo material que uma obra encerra em sua singularidade. Articulando noções ampliadas de processo criativo e interpretação percebemos que no pêndulo entre permanências e diferenças, na atualização de um original, se coloca a possibilidade de uma melhor compreensão da própria obra e da (cri)ação de compositor, arranjador e intérprete.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)