Transformações na Indústria Fonográfica Brasileira nos anos 1970

Gustavo Barletta Machado

Resumo

Somente nas décadas de 60 e 70, ocorre, no Brasil, a consolidação de um mercado de bens simbólicos. Nas palavras de Renato Ortiz: “Se os anos 40 e 50 podem ser considerados como momentos de incipiência de uma sociedade de consumo, as décadas de 60 e 70 se definem pela consolidação de um mercado de bens culturais.” (Ortiz, 2001, p. 113). Tal processo se relaciona com as grandes transformações pelas quais a sociedade brasileira passa durante essas décadas. Com a tomada do poder pelos militares em 1964, as mudanças políticas e econômicas se acentuaram. Na economia, o período foi marcado por reformas profundas que colaboram para a inserção do Brasil no sistema capitalista mundial e pelo chamado “milagre econômico” entre os anos de 1968 e 1973. Nestes anos a taxa anual de crescimento do PIB superou os 11%, muito acima das taxas de crescimento dos anos anteriores e posteriores. Nesses mesmos anos a taxa de inflação ficou em torno de 20% ao ano, um resultado bem abaixo dos anos anteriores. A situação mudaria depois do primeiro choque do preço do petróleo no final de 1973 e, após o segundo choque do petróleo em 1979, levaria a economia do país à chamada “década perdida” nos anos de 1980.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)