Nova Formatação do Correspondente Ipiranga da Rádio Gaúcha

Gilson Luiz Piber da Silva, Regina Inês Vogt

Resumo

Com este trabalho pretendeu-se investigar as mudanças ocorridas no formato do Correspondente Ipiranga da Rádio Gaúcha. A síntese noticiosa tem seu modelo inspirado no Repórter Esso, nascido em 1941, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O Correspondente Ipiranga está no ar há cerca de cinco décadas na Rádio Gaúcha. A principal modificação no formato do programa ocorreu em 2005, quando a leitura das notícias por um locutor foi substituída pela leitura de um jornalista, que acompanha o processo de produção das notícias. Além do apresentador, o programa passou a ter algumas sonoras de entrevistas, ao contrário da versão anterior. Neste trabalho, procurou-se analisar como são as rotinas produtivas do Correspondente Ipiranga e compreender quais são os critérios de noticiabilidade mais usados. O estudo está fundamentado pela teoria do newsmaking e dos valores-notícia, baseada em autores como Mauro Wolf e Nelson Traquina. A pesquisa foi iniciada com um levantamento bibliográfico dos autores citados. Posteriormente, foi realizada pesquisa qualitativa com o uso da entrevista e da observação-participante.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)