Magro de Aço: a história viva do rádio-jornalismo esportivo piauiense

Gustavo Fortes Said, Raquel Holanda

Resumo

A história do rádio-jornalismo esportivo no Piauí teve início na década de 50, quando foram realizadas as primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol no Estado pelo jornalista Carlos Said. Desse período em diante, o Magro de Aço, como é apelidado carinhosamente o citado jornalista, se tornou um personagem atuante na construção e consolidação desta prática radiofônica. Para muitos, ele é história viva do rádio-jornalismo piauiense e uma referência para as gerações posteriores, sendo assim bastante significativa a sua importância nos estudos do jornalismo esportivo no Piauí, e em particular, em Teresina. Este artigo propõe analisar: a) a contribuição do jornalista em questão para o desenvolvimento do rádio-jornalismo esportivo no Piauí; b) e a forma como esse personagem tão singular da história do jornalismo piauiense foi se constituindo junto ao imaginário público. Para tanto, os autores fizeram uma ampla pesquisa documental e realizaram inúmeras entrevistas com o personagem em questão e também com os principais profissionais que fizeram parte da história das transmissões radiofônicas esportivas no Piauí.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)