Por que Repensar a Escuta a Partir da Muzak?

Rodrigo Fonseca e Rodrigues

Resumo

Este trabalho tenta aventar modalidades da escuta musical contemporânea, partindo de um exercício de de nição conceitual do termo “muzak”, utilizado para designar um produto da indústria fonográ ca que institui hábitos e disposições de experiência com a música. A muzak será apenas um pretexto para motivar uma discussão sobre um investimento crítico a respeito de princípios conceituais e aportes teóricos aceitos pelos estudos da comunicação, da semiótica e da loso a. Em vez de priorizar uma análise dos sistemas de produção corporativa da cultura musical, este texto pretende conceber a experiência com a muzak sob o ângulo da escuta criativa, tratando de ultrapassar a sua usual compreensão como recepção, como hermenêutica ou como semiose musicais. Para tanto, tentaremos repensar a escuta como uma atividade potencialmente experimental e como uma micropolítica estética.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)