Rádio, Extensionismo Técnico e Comunidades Rurais Interagindo em Ondas Sonoras Para o Desenvolvimento Sustentável

Sibele Fausto, Gustavo de Fausto Martins, Elton Luiz Valente

Resumo

A alta complexidade tecnológica que emergiu no bojo do modelo de desenvolvimento adotado pela sociedade industrial determina, para os pequenos produtores rurais, a gradativa perda de sua prerrogativa sobre seus meios de produção, deixando-os mais dependentes da assistência técnica e tirando seu poder de decisão sobre sua efetiva capacidade de sobrevivência, devido à di culdade de dominar e entender os conhecimentos técnicos atuais. O presente trabalho descreve a proposta de metodologia de uma ação comunicativa, educativa e de divulgação através de mídia sonora – um programa de radiodifusão – direcionado a pequenos produtores rurais e agricultores familiares, envolvendo uma rede de pro ssionais Extensionistas atuando diretamente com esse público rural, representando a capilaridade, o alcance e a interação de um ambiente real análogo à rede virtual, e onde ao invés de bits circulam ondas sonoras disseminando e compartilhando conhecimento e inteligência social para promover o Desenvolvimento Sustentável.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)