Reavaliando o Ouvido Absoluto

Rodrigo Fratin Medina, Ricardo Goldemberg

Resumo

O ouvido Absoluto (Perfect Pitch, Absolute Pitch) é o nome dado a uma habilidade auditiva que depende de alto referencia (a um padrão internalizado de classe de altura) e um mecanismo de codi cação altamente desenvolvido, que liga os rótulos verbais (Dó, Ré, Mi…) com representações abstratas de uma informação perceptiva. Sua forma de manifestação nas pessoas se apresenta em níveis distintos de capacidade. Fatores como timbre, região e contexto musical in uenciam consideravelmente a atuação desta habilidade nos indivíduos analisados pelas pesquisas. Mas em meio a um contexto cheio de casos variados, qual será a origem do OA? Será possível desenvolve-lo? Qual a importância desta habilidade para um músico? Neste trabalho, e com o objetivo de estabelecer um consenso a partir daquilo que já se sabe pelas pesquisas de investigadores conceituados, zemos um levantamento bibliográ co sobre esta faculdade auditiva. A área de educação musical é talvez, a área que receba a maior contribuição dos estudos mais aprofundados a respeito da natureza do OA. Atualmente, em meio a cursos de percepção musical em conservatórios e faculdades, os quais são estritamente voltados para as relações entre notas, não existe um direcionamento seguro por parte dos educadores musicais para lidar com casos de OA em suas salas de aula. Um entendimento mais conciso da natureza do fenômeno pode ajudar a contribuir na melhora destes cursos agregando a toda bagagem informativa que já possuem a capacidade de lidar com casos de OA, ou até possivelmente direcionar os alunos tidos como não possuidores a desenvolvê-la se quiserem se for constatado que isto é possível e ainda reconhecido como um fator contribuinte na formação do músico.

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Revista Sonora – ISSN 1809-1652
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