Um Videoclipe Diferente: AMV (Anime Music Video), pós-modernidade e a cultura pop japonesa

Marco Bellan, Herom Vargas

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir o anime music video (AMV), um tipo de produção audiovisual digital que utiliza a música pop japonesa (J-pop) como base para uma colagem de cenas de animações em exercícios narrativos e sinestésicos. O AMV é uma forma de expressão artística vinculada à cultura pop japonesa e originada no contexto pós-moderno da cibercultura. A convergência de diversos elementos culturais e técnicos, como o pop japonês, o gosto por desenhos animados e mangás e a disseminação da cultura digital, são alguns dos responsáveis pelo surgimento desses vídeos. A edição e a relação entre som e imagem se assemelham em muito ao videoclipe, a não ser pela utilização de cenas de animês ao som de uma trilha sonora. O artigo traz uma análise de dois AMVs: Creative Black Space, ganhador do “Best in Show”, da convenção Another Anime Com, de 2009; e Shamelless Rock Video, vencedor do concurso promovido pelo site www.animemusicvideos. org, em 2003, na categoria de “Best of Year”.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)