Os Mutantes: hibridismo tecnológico na música popular brasileira dos anos 60/70

José Eduardo Ribeiro de Paiva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo promover a discussão sobre criação sonora e tecnologia em um período especí co da música brasileira ( nal dos anos 60 e começo dos anos 70), através da análise dos trabalhos realizados pelo grupo Mutantes, pioneiro em perceber a importância da tecnologia como “meio expressivo” no cenário nacional e em desenvolver soluções tecnológicas originais para suas gravações que driblassem a precariedade tecnológica da época. Porém, à medida que seus integrantes passam a utilizar equipamentos de padrão internacional, o som do grupo se afasta da brasilidade e do hibridismo musical que caracterizavam seus primeiros trabalhos, e é este o eixo fundamental deste trabalho: demonstrar que a linguagem sonora singular existente nos quatro primeiros discos dos Mutantes tem uma profunda relação com a tecnologia por eles desenvolvida utilizada, que permitia resultados fora da padronização da indústria cultural.

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Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual 
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)