Festival Grito Rock: produções colaborativas e disputas em rede

Rafael Lage Pereira

Resumo

O Festival Grito Rock é idealizado pelo Circuito Fora do Eixo, rede surgida em 2005, que através de produtores de festivais musicais locais, iniciou uma série de diálogos, trocas e parcerias pelo Brasil. O Grito Rock é seu festival mais abrangente, produzido de forma colaborativa, facilitado pelas novas mídias digitais. Seu caráter participativo torna o festival uma importante arena de lutas simbólicas, revelando embates e construções identitárias na indústria da música no século XXI. Acompanhei, no estado do Rio de Janeiro, 7 cidades que produziram edições locais em 2013. Como será a realidade destes produtores do Grito Rock? As peculiaridades, embates e elos comunicacionais de um festival produzido em rede é o que pretendo debater no presente artigo.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)