O Rádio como Espaço Educativo na Região de Fronteira

Cleusa Albilia Almeida, Cristovão Domingos Almeida, Joel Felipe Guindani

Resumo

Este artigo tem como objetivo revelar a importância do rádio como espaço educativo. Através de atividades desenvolvidas no curso de Relações Públicas, da Unipampa, campus São Borja, localizado na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Abordaremos aspectos relacionados à teoria e à linguagem radiofônica para depois, pontuar a dimensão pedagógica do rádio, como espaço de práticas educativas concretas, que agiliza o processo de aprender e conhecer a si mesmo e o próprio mundo. No decorrer da atividade veri camos que as tecnologias de comunicação modi caram as possibilidades do “aprender, ensinar e comunicar”, tornando possível o uso criativo das tecnologias, para que inspirem alunos a gostar de aprender através das ferramentas tecnológicas e foram incentivados a socializar os conhecimentos adquiridos. Com isso, evidenciamos a necessidade de se ampliar o sentido de educar e reinventar a função do próprio espaço “sala de aula”, abrindo-a para novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)