A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte

Teresa Costa Alves

Resumo

Neste artigo pretende-se realizar uma abordagem semiótica do processo de produção de rádio, sobretudo na perspetiva do produtor, e na relação de empatia que estabelece com quem o ouve. Igualmente, procurar-se-á re etir sobre de que forma a própria natureza do processo de produção de rádio, na intimidade e na solidão de um estúdio isolado do mundo que o rodeia, poderá in uenciar a natureza discursiva da narrativa radiofónica. Assim, poderá este sentimento de intimidade inerente ao processo de produção gerar uma sensação de “auto-intimidade” no radialista, dentro do mundo tão seu que é o estúdio de rádio? Estas e outras questões serão alvo de análise teórica e serão ainda referidos alguns exemplos concretos, pertencentes ao panorama radiofónico português.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)