Ancestralidade Sampleada: individualidade e multidões em uma performance de Hip-Hop

Guilherme Martins

Resumo

O presente trabalho pretende investigar, à luz dos escritos de Michel Foucault e Gilles Deleuze, uma performance de hip-hop realizada pelo rapper ameríndio Supaman, ocorrida no estúdio Gazette, em Montanna (EUA) no dia 15 de fevereiro de 2014. Num primeiro momento serão abordadas relações entre som e poder, na tentativa de entender como o aparelho de estado e as estratégias de mercado se apropriam e demarcam a paisagem sonora que nos cerca – e da qual somos ao mesmo tempo ouvintes e executantes diários – para, a partir daí, abordarmos a performance artística de Supaman, que coloca em jogo combinações entre sons e imagens, ruído e território, ancestralidade e tecnologia, corpo e ritmo.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)