Perspectivas Sobre a Evolução da Radiodifusão no Brasil

Yago Dornelles Ourique

Resumo

O rádio foi marcado desde sua criação por momentos de crise. Para que o veículo se mantivesse como uma das principais mídias na cultura nacional, várias foram as transformações técnicas, de produção e linguagem. Com a popularidade da internet e a velocidade das informações, o rádio que sempre foi sinônimo de instantaneidade deve se reformular novamente, mas agora de forma ainda mais drástica. Nos últimos anos radiodifusores, engenheiros, pesquisadores e apaixonados por rádio estudam a viabilidade da digitalização do veículo no Brasil, como acontece em países de todos os continentes. A discussão sobre qual plataforma a ser aderida divide os estudiosos e donos de emissoras. As possibilidades, basicamente se dividem em cinco plataformas, quatro estrangeiras e uma nacional. Após o decreto presidencial que autoriza a migração de rádios AM para a faixa de FM, uma nova possibilidade se apresenta, ignorando a digitalização e investindo em transmissões em frequência modulada e faixa contínua. Assim, através da união de diferentes métodos de pesquisa baseados, em pesquisa bibliográ ca, uso da internet e entrevista em profundidade, o presente estudo busca entender quais são os rumos que a radiodifusão brasileira tomará.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)