Sensações, Afetos e Experiências na Webdiáspora

Camila Escudero

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a performance musical de grupos de imigrantes de algumas nacionalidades dentro da chamada webdiáspora, a m de veri car: 1) a emergência de ações estético culturais como novas práticas políticas, especialmente dentro do conceito de ator-rede, de Bruno Latour; 2) a centralidade de afetos, conhecimento e experiência nos processos de mobilização e identi cação de públicos; 3) a construção das socialidades, seguindo os conceitos de Michel Ma essoli, de agrupamentos diversos; e 4) a ampliação e capacidade comunicativa do público. Entre os principais resultados, destaca- se que as apresentações musicais desses espaços comunicacionais virtuais e de representação cultural podem contribuir para produzir sensações, experiências e afetos – característica básica da música – dentro de uma comunidade simbólica formada por imigrantes, fortalecendo a formação identidade cultural, que a ora como principal fator de pertencimento.

Texto completo:

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2016 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652
Grupo de pesquisa Tecnologia, Mídia, Criação Sonora e Audiovisual
Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)