Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional

Guilherme Augusto Soares de Castro, Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis

Resumo

Este trabalho buscou reunir e analisar dados referentes a fundamentos para composição e produção de música para pessoas Surdas. Teve como objetivo, compor um tema musical do gênero instrumental a partir dos fundamentos apontados na revisão bibliográfica e relatar a experiência composicional da mesma, na tentativa de criar uma obra musical de caráter inclusivo para estudantes de música surdos que utilizam sistemas vibrotáteis. Para isso, foi utilizado como metodologia, uma revisão bibliográfica de estudos que comprovam a relevância que a  música tem na vida das pessoas Surdas e também, os fatores que devem ser considerados para que a apreciação musical destas pessoas seja significativa do ponto de vista sensorial, social e cultural. Com essa metodologia e o auxílio de ferramentas utilizadas na atual produção de música, como é o caso do computador e softwares conhecidos como DAW (Digital Áudio Workstation), foi composta a música “Um possível Ab’Surdo  para servir como objeto de estudo na continuidade desta e outras pesquisas no campo acadêmico que estejam ligadas ao tema Música e Surdez .

Texto completo:

Referências

CERVELLINI, N. G. H. A criança deficiente auditiva e suas reações à música. São Paulo: Editora Moraes, 1986.

FINCK, R. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva, 2009.

MERRIAM, A. (1964). The anthropology of music. Evanston, IL: Northwestern University Press.

MULLER,V. TOUCHINGNOTES II – MÚSICA PARA OS SENTIDOS – Trabalho de conclusão de curso (Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) 2009

PEREIRA, S. A Utilização de Tecnologia para ampliar a Experiência Sonora/ Vibratória de Surdos, 2016.

PONTO CIÊNCIA. Tabela de discriminação de notas musicais em frequencias (Hz), site: disponível em , (acessado em 15/09/2016)

SHIBATA, DEAN. Brains of deaf people rewire to ‘hear’ music (2001): University of Washington: Disponível na Internet em < http://www.washington.edu/news/2001/11/27/brains-of-deaf-people-rewire-to-hear-music/ > (acessado em 06/09/2016).

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2019 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/