Rádio UFOP Educativa e a Problemática de sua Memória

Gláucio Antonio Santos, Vitor Emanuel Maia Ferreira, Larissa Marques Vidigal Lana

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar dados preliminares do Projeto Memória Rádio UFOP relacionado à emissora Educativa 106.3 FM, sediada em Ouro Preto, em Minas Gerais. A metodologia empregada foi  a coleta de dados por meio da História Oral com antigos e atuais colaboradores da emissora, análise documental por meio de pesquisa no Banco de Teses e Dissertações da Capes, da Scielo, na sede da emissora e junto aos seus colaboradores, e inventário relacionado aos nomes das produções e dos colaboradores ao longo de 19 anos de sua existência. Considerando o problema de retenção e socialização da memória cultural da emissora, torna-se possível questionar os meios de se manusear as memórias (a memória cultural de forma específica) na pós-modernidade.

Texto completo:

Referências

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

ASSMANN, Jan. Communicative and cultural memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin; New York: De Gruyter, 2008. p. 109-118.

BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 Berlin; New York: De Gruyter, 2001. p. 109-118.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.18.

BRAVIN, Adriana; et.al. Sintonia Ambiental. Jornalismo ambiental eletrônico: educação e cidadania nas ondas do rádio. 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA) Universidade Federal de Sergipe (UFS) – abr. 2011.

DAHER JÚNIOR, Francisco José. Audiovisual e pertencimento: a participação como meio de compreensão e apropriação de espaços públicos. {dissertação}, Centro Universitário Una. 2016. 226f.

DEUS, S. F. B. Rádios das universidades federais: função pública e compromisso laboratoria (sic). INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set, 2003.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. – São Paulo: Atlas, 2005.

GAGNEBIN, Jeane Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. 224 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva, tradução: Laís Teles Benoir, São Paulo: Centauro, 2004;

KLÖCKNER, Luciano (Org.); PRATA, N.(Org.). História da Mídia Sonora: experiências, memórias e afetos de Norte a Sul do Brasil. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

MAIA, Marta Regina; TONUS, Mirna. Ciência e tecnologia em rádios universitárias: as experiências de Ouro Preto e Uberlândia. In: FERRARETO, Luiz Arthur; KLÖCKNER, Luciano (org.). E o rádio?. Novos Horizontes Midiáticos [recurso eletrônico]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Edipucrs, 2010. 646 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. – 5. ed. – São Paulo : Atlas 2003.

MUNIZ, K. S.; SANTOS, A. P. NEAB/UFOP: Memória, Inserção Institucional E Perspectivas. In: Wilma Nazaré Baía Coelho; Moisés Santana; Paulino de Jesus Cardoso. (Org.). O Enfrentamento do racismo e preconceito no Brasil: A experiência dos NEAB’s. 1ed.Florianópolis: Casa Aberta, 2014, v. 01, p. 143-158.

NORA, Pierre. Entre mémoire et histoire: la problematique dêslieux. In Lês lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984;

POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio.” In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, nº 3, 1989.

SANTOS, Adilson Pereira dos; TEIXEIRA, Marisa da Conceição; DIOGO, Stela Silva. Rádio Neab: em foco as relações etnorraciais (a história e a cultura afro-brasileira e africana). Disponível em . Acesso 23 mai. 2016.

SOARES, Renato Augusto de Sousa, et. al. Assessoria jurídica comunitária: uma prática em defesa dos direitos humanos e da cidadania. 7º Encontro Anual da ANDHEP. Direitos Humanos, Democracia e Diversidade. – Curitiba (PR), 2012. Disponível em .

UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Parcerias nacionais e internacionais marcam a história da emissora. Acesso em . Disponível em 22 de out. de 2017.

UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Rádio UFOP celebra 19 anos com projeto de construção de sua memória. Acesso em . Disponível em 22 de out. de 2017.

VIEIRA, Flaviana Tavares, ALEXANDRINO, Carlos Henrique; SANTOS, Jheniffer Santana dos. Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária. Revista Multidisciplinar Acadêmica Vozes dos Vales–UFVJM – MG – Brasil – Nº 05 – Ano III – 05, 2014. Disponível em . Acesso: 10 mar.2016.

Apontamentos

Direitos autorais 2019 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Revista Sonora – ISSN 1809-1652