Piletas – Intervenções Sonoras em Piscinas Abandonadas de Epecuén

Lucas Rossi Gervilla

Resumo

O presente artigo traz uma breve retrospectiva e análise da relação entre artes, ruínas, lugares abandonados e memória. Também é discutido porque essa relação tem atraído artistas há séculos. Em um segundo momento o artigo aborda a intervenção sonora Piletas, realizada pelo próprio autor na cidade abandonada de Epecuén, na Argentina. A partir dessa obra, são apontadas algumas relações entre a arte sonora e o universo ruinoso.

Texto completo:

Referências

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BECKETT, Samuel. Sin, seguido de el despoblador. Bercelona: Tusquets, 1972.

CENTOLA, Nicolau André Campanér. Anthemusa: o som e o acaso em ambientes sonoros. Tese (Doutorado – Área de Concentração: Artes Visuais) – IA-UNESP. São Paulo, 2016. 175 p.

FRIAS, Matos Joana. A beleza convulsiva das imagens: surrealismo e perversões ópticas. Em Projecto Interidentidades. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade da Universidade do Porto, 2010. P. 108-121.

HARVEY, David. O espaço como palavra-chave. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro – 1º Semestre de 2015 – n.35, v.13, p.126-152.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente – modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MANZANO, Luis Adelmo Fernandes. Som-Imagem no Cinema – A experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

NICHOLLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Editora Papirus, 2008.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

OLIVEIRA, Elane Abreu. Cidades esfaceladas: fotografia, decadência e vida urbana. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2014.

OTTONI, Ana. A ruína brutalista. Sobre a fotografia e a nostalgia na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado – Área de Concentração: Projeto, Espaço e Cultura) – FAUUSP. São Paulo, 2017. 248 p.

SEGAUD, Marion. Antropologia do Espaço – Habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc: 2016.

Apontamentos

• Não há apontamentos.

Direitos autorais 2020 Creative Commons

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/