Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A
MP541 A
Canto na Música Popular V
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Kelly Cristina Silva
29/07/2020 16:24
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014
Vilela, Ivan. Cantando a própria história - música caipira e enraizamento. EDUSP
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudo sistemático sobre a música caipira e o samba produzido em São Paulo, seus elos com a tradição e a modernidade. O samba, embora tratado ainda hoje como gênero de unificação da música brasileira, possui características específicas relacionadas às diversas regiões do Brasil nas quais é produzido. Já, a música caipira ou sertaneja, nos dias de hoje diretamente associada à indústria fonográfica, também ganhou, nos últimos anos, categoria de representante nacional da cultura musical brasileira midiatizada. A partir dos processos de escuta crítica vamos mergulhar nessas obras que são basais no processo de configuração desses gêneros.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Sistema de Avaliação Contínua
Frequência e participação em aula (1,0)
Leitura integral do livro “Cantando a própria história” (Ivan Vilela) – Discussões sobre este texto ocorrerão nas aulas dos dias 30 de setembro / 28 de outubro e 25 de novembro - (3,0)
Leitura integral da dissertação A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP Orientação Profa Dra Rita Morelli (3,0) – Discussão em aula no dia 4 de novembro de 2020
Entrega de resenha crítica sobre as duas leituras realizadas (3,0) – 16 de dezembro de 2020
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista
São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)
AULA 2
Escuta analítica das vozes dessas tradições
AULA 3
Discussões iniciais sobre o livro Cantando a Própria História
AULA 4
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico
AULA 5
Escuta analítica dos fonogramas do disco Canto dos Escravos (Selo Eldorado)
AULA 6
Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme
AULA 7
Discussão de texto: A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP Orientação Profa Dra Rita Morelli
AULA 8
Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini
AULA 9
Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana
AULA 10
Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco
AULA 11
Discussões a partir da leitura de Cantando a própria história – música caipira e enraizamento
AULA 12
Escuta analítica de fonogramas da cantora Inezita Barroso
AULA 13
Escuta analítica de fonogramas do compositor Adoniran Barbosa
AULA 14
Entrega da resenha critica sobre as leituras realizadas
Escuta analítica de fonogramas de novos compositores e interpretes do samba de São Paulo: Douglas Germano, Kiko Di Nucci
Metodologia (Plano de Aula)
Processo de aprendizado através da escuta analítica, leitura crítica e exercícios de análise e construção do pensamento.