Turma MP541 - Canto na Música Popular V - Turma A

Código / Turma

MP541 A

Nome

Canto na Música Popular V

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/07/2020 16:24
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo progressivo e sistemático do repertório referente à música caipira e ao samba paulista.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Prado, Bruna Q. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música Dissertação de Mestrado apresentada no IFCH. 2014

Vilela, Ivan. Cantando a própria história - música caipira e enraizamento. EDUSP 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estudo sistemático sobre a música caipira e o samba produzido em São Paulo, seus elos com a tradição e a modernidade. O samba, embora tratado ainda hoje como gênero de unificação da música brasileira, possui características específicas relacionadas às diversas regiões do Brasil nas quais é produzido. Já, a música caipira ou sertaneja, nos dias de hoje diretamente associada à indústria fonográfica, também ganhou, nos últimos anos, categoria de representante nacional da cultura musical brasileira midiatizada. A partir dos processos de escuta crítica vamos mergulhar nessas obras que são basais no processo de configuração desses gêneros.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Sistema de Avaliação Contínua

Frequência e participação em aula (1,0)

Leitura integral do livro “Cantando a própria história” (Ivan Vilela) –  Discussões sobre este texto ocorrerão nas aulas dos dias 30 de setembro / 28 de outubro e 25 de novembro - (3,0)

Leitura integral da dissertação A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de  palavras e música   Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP  Orientação Profa Dra Rita Morelli (3,0) – Discussão em aula no dia 4 de novembro de 2020

Entrega de resenha crítica sobre as duas leituras realizadas (3,0) – 16 de dezembro de 2020

Cronograma (Plano de Aula)

AULA 1                                                                                                                                                    

Escuta da tradição – festas religiosas e gêneros populares do interior paulista

São Paulo de corpo e alma (grupo cachoeira)                   

AULA 2

Escuta analítica das vozes dessas tradições

AULA 3

Discussões iniciais sobre o livro Cantando a Própria História

AULA 4                                                           

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantador João Pacífico

AULA 5

Escuta analítica dos fonogramas do disco Canto dos Escravos (Selo Eldorado)

AULA 6

Escuta analítica de fonogramas do compositor e cantor Geraldo Filme

AULA 7

Discussão de texto: A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de  palavras e música   Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto de Antropologia para obtenção do título de Mestre no IFCH – UNICAMP  Orientação Profa Dra Rita Morelli

AULA 8

Escuta analítica de fonogramas do compositor Paulo Vanzolini

AULA 9

Escuta analítica de fonogramas da dupla Cascatinha e Inhana

AULA 10

Escuta analítica de fonogramas da dupla Tonico e Tinoco

AULA 11

Discussões a partir da leitura de Cantando a própria história – música caipira e enraizamento

AULA 12

Escuta analítica de fonogramas da cantora Inezita Barroso

AULA 13

Escuta analítica de fonogramas do compositor Adoniran Barbosa

AULA 14

Entrega da resenha critica sobre as leituras realizadas

Escuta analítica  de fonogramas de novos compositores e interpretes do samba de São Paulo: Douglas Germano, Kiko Di Nucci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Processo de aprendizado através da escuta analítica, leitura crítica e exercícios de análise e construção do pensamento.

Observação (Plano de Aula)

em branco