Turma AC129 - Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I - Turma A
AC129 A
Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
10/12/2020 16:14
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das relações existentes entre a cultura popular brasileira, especialmente os folguetos ou danças dramáticas, e o teatro enquanto forma espetacular e enquanto arte que auxiliou na configuração da nacionalidade brasileira.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ABREU, Martha. Cultura Popular. Um conceito e várias histórias. In. ABREU, Martha e SOIHET, Rachel. (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2003, p. 83-102.
Abreu, Martha Campos, “O Império do Divino”: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830 – 1900). Tese de Doutorado em História – IFCH – Unicamp, 1996.
ANDRADE, Mário. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/INL,
3 vol. 1983.
BAKTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média no contexto de François
Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São
Paulo: Companhia das Letras, 1995. 385p.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2000, 9ª ed. revista, atualizada e ilustrada. 768p.
________________________________. O teatro no Brasil: da Colônia à Regência.
Porto Alegre: UFRGS, 1974.
DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História vol.30 no.2 Franca Dec. 2011.
HALL, Stuart. Notas sobre la desconstrucción de «lo popular». Publicado en SAMUEL, Ralph (ed.). Historia popular y teoría socialista, Crítica, Barcelona, 1984
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio,
- 158p. (17ª ed.).
LARA, Cecília de. De Pirandello a Piolim: Alcântara Machado e o teatro no
modernismo. Rio de Janeiro: INACEN, 1987. 153p.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995. 476p.
SODRÉ, Muniz. Um imaginário ativo na cultura nacional (Texto apresentado no X Seminário Internacional de Comunicação, PUCRS, novembro de 2009)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Geral: Contribuir para a formação do artista da cena.
Específicos:
- Estudar as origens e a natureza das principais formas espetaculares no Brasil.
- Estudar as relações entre as formas espetaculares e o contexto social, histórico, cultural e, principalmente, teatral.
- Investigar, na cena e na dramaturgia brasileiras, a presença das formas espetaculares estudadas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em sala
Avaliação escrita
Seminário
Cronograma (Plano de Aula)
Será divulgado no primeiro dia de aula.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas
Exibição de vídeos
Seminários
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
1- A formação do povo brasileiro segundo seus cantos, danças e músicas.
2- A cultura da rua, a cultura popular.
3- Patrimônio imaterial e políticas públicas de preservação cultural.
4 – Folclore, teatro folclórico, folguedos, brincadeiras: conceitos.
5- Performances populares brasileiras: Danças dramáticas, folguedos, festas e encenações.
6 – A contribuição dos folguedos para a formação do teatro brasileiro.