Turma AC133 - Artes do Corpo I - Turma A

Código / Turma

AC133 A

Nome

Artes do Corpo I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento

A disciplina será realizada virtualmente, segundo orientação geral da Comissão de Graduação. Os conteúdos e materiais acessórios como videos e textos serão organizados no Google Classroom, facilitando o estudo e a prática e constituindo um memorial da disciplina. Prioritariamente, usaremso o Google Meet, já acoplado ao Google Classroom, podendo, eventualmente utilizar a plataforma Zoom sempre em acordo com @s alun@s.Para maior agilidade no envio de exercícios e retorno da docente com comentários, poderá ser utilizado o WhatsApp.

Atualizado em
10/12/2020 16:14
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo experiencial dos fundamentos do corpo cênico visando a articulação corpo-sujeito-imaginário. Desenvolvimento da consciência corporal e reconhecimento das ferramentas expressivas do corpo-sujeito. Revisão de conhecimentos sobre anatomia humana.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOLSANELLO, Debora Pereira. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos, v.10, n.3. https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256

FREIRE, E.J.S.M., MELLO, J.P. e SURDI, A.C. . CORPO E SABER SENSÍVEL: PISTAS PARA A EDUCAÇÃO, HOLOS, Ano 32, Vol. 3, 2016, https://www.researchgate.net/publication/304402359_CORPO_EDUCACAO_E_SABER_SENSIVEL

FABRINI, M. A. Veronica, capítulo Corpo e Artes da Cena, p. 38-66, em Corpo e processos de criação nas artes cênicas, Haderchpek, Robson e Souza Vieira, Marcilio (organizadores) https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21502

LARROSA, Jorge Bondia, Notas sobre a experiência e o Saber da experiência, https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf

NANCY, Jean –Luc. 58 indícios sobre o corpo, REVISTA UFMG , V.19, n.1 e 2, pp 42-57. Jan/dez. 2012. Disponível em https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_42-57.pdf

SARTRE, J. P. A Imaginação. LPM, Porto Alegre, 1980. Disponível em http://www2.uefs.br/filosofia-bv/pdfs/sartre_01.pdf

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: Oferecer ao estudante fundamentos práticos visando o desenvolvimento da consciência corporal no gerenciamento da tríade corpo/espaço e tempo, ampliando suas possibilidades de expressão e criação. Exercitar o fluxo imaginação-corporificação. 

Objetivos Específicos:

1. Desenvolver a percepção e consciência corporal (propriocepção) e o fluxo entre imaginação e corporificação.

2. Ampliar as possibilidades de utilização do corpo (flexibilidade, alongamento, tônus, cconexão imagem interna e corporificação)

3. Desenvolver a percepção rítmica e espacial.

4. Desenvolver a percepção e o gerenciamento da energia

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença, participação nas aulas, realização de um exercício prático final e relatório articulando os conteúdos vistos e praticados.

Cronograma (Plano de Aula)

março - a matriz central:  a coluna vertebral e o eixo corporal / introdução ao centro de gravidade e centro de leveza / a metáfora do peixe e da serpente; a grande árvore corporal; o elemento água e suas qualidades de fluir e amoldar-se. O corpo como rio, o corpo como mar.

abril - a matriz inferior: centro de gravidade/ estudo da bacia / pernas e pés; estudo de deslocamentos , caminhadas e saltos/ a metáfora do touro, do  cavalo e da lebre; o troco e as raízes da árvore corporal.Corpo como montanha, campo e deserto.

maio - a matriz superior: centro de leveza/ estudo da caixa torácica- escápulas/braços e mãos; estudo das ações gestuais/ a metáfora do pássaro; as ramagens da árvore corporal; o elemento terra e as qualidades de apoiar e moldar. O corpo como brisa, vento e tufão. O corpo como nuvem.

junho - a matriz aérea: o centro dos sentidos/ estudos da cabeça-pescoço/ os órgãos do sentido; estudo das relações movimento e os 5 sentidos/ a metáfora cósmica / as flores da árvore corporal; o elemento fogo e as qualidades do irradiar. O corpo como faísca, como chama, como brasa. 

Metodologia (Plano de Aula)

Exercícios práticos de percepção e consciencia corporal seguidos de exercícios de criação, apoiados na experimentação, observação e análise. 

Estudos de anatomia corporal e anatomia simbólica. Laboratórios ide exploração dos temas.

Leitura de textos e visualização de vídeos que serão disponibilizados no Google Classroom.

Observação (Plano de Aula)

A fim de facilitar o acesso, a bibliografia fundamental irá constar textos disponíveis na internet. De acordo com o interesse dos estudantes , despertados pela prática, poderemos incluir durante o curso outras leituras.