Turma AC133 - Artes do Corpo I - Turma A
AC133 A
Artes do Corpo I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Fabiana Tito
A disciplina será realizada virtualmente, segundo orientação geral da Comissão de Graduação. Os conteúdos e materiais acessórios como videos e textos serão organizados no Google Classroom, facilitando o estudo e a prática e constituindo um memorial da disciplina. Prioritariamente, usaremso o Google Meet, já acoplado ao Google Classroom, podendo, eventualmente utilizar a plataforma Zoom sempre em acordo com @s alun@s.Para maior agilidade no envio de exercícios e retorno da docente com comentários, poderá ser utilizado o WhatsApp.
10/12/2020 16:14
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo experiencial dos fundamentos do corpo cênico visando a articulação corpo-sujeito-imaginário. Desenvolvimento da consciência corporal e reconhecimento das ferramentas expressivas do corpo-sujeito. Revisão de conhecimentos sobre anatomia humana.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BOLSANELLO, Debora Pereira. Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n2/11n2_08DBB.pdf
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos, v.10, n.3. https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256
FREIRE, E.J.S.M., MELLO, J.P. e SURDI, A.C. . CORPO E SABER SENSÍVEL: PISTAS PARA A EDUCAÇÃO, HOLOS, Ano 32, Vol. 3, 2016, https://www.researchgate.net/publication/304402359_CORPO_EDUCACAO_E_SABER_SENSIVEL
FABRINI, M. A. Veronica, capítulo Corpo e Artes da Cena, p. 38-66, em Corpo e processos de criação nas artes cênicas, Haderchpek, Robson e Souza Vieira, Marcilio (organizadores) https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21502
LARROSA, Jorge Bondia, Notas sobre a experiência e o Saber da experiência, https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf
NANCY, Jean –Luc. 58 indícios sobre o corpo, REVISTA UFMG , V.19, n.1 e 2, pp 42-57. Jan/dez. 2012. Disponível em https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_42-57.pdf
SARTRE, J. P. A Imaginação. LPM, Porto Alegre, 1980. Disponível em http://www2.uefs.br/filosofia-bv/pdfs/sartre_01.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: Oferecer ao estudante fundamentos práticos visando o desenvolvimento da consciência corporal no gerenciamento da tríade corpo/espaço e tempo, ampliando suas possibilidades de expressão e criação. Exercitar o fluxo imaginação-corporificação.
Objetivos Específicos:
1. Desenvolver a percepção e consciência corporal (propriocepção) e o fluxo entre imaginação e corporificação.
2. Ampliar as possibilidades de utilização do corpo (flexibilidade, alongamento, tônus, cconexão imagem interna e corporificação)
3. Desenvolver a percepção rítmica e espacial.
4. Desenvolver a percepção e o gerenciamento da energia
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença, participação nas aulas, realização de um exercício prático final e relatório articulando os conteúdos vistos e praticados.
Cronograma (Plano de Aula)
março - a matriz central: a coluna vertebral e o eixo corporal / introdução ao centro de gravidade e centro de leveza / a metáfora do peixe e da serpente; a grande árvore corporal; o elemento água e suas qualidades de fluir e amoldar-se. O corpo como rio, o corpo como mar.
abril - a matriz inferior: centro de gravidade/ estudo da bacia / pernas e pés; estudo de deslocamentos , caminhadas e saltos/ a metáfora do touro, do cavalo e da lebre; o troco e as raízes da árvore corporal.Corpo como montanha, campo e deserto.
maio - a matriz superior: centro de leveza/ estudo da caixa torácica- escápulas/braços e mãos; estudo das ações gestuais/ a metáfora do pássaro; as ramagens da árvore corporal; o elemento terra e as qualidades de apoiar e moldar. O corpo como brisa, vento e tufão. O corpo como nuvem.
junho - a matriz aérea: o centro dos sentidos/ estudos da cabeça-pescoço/ os órgãos do sentido; estudo das relações movimento e os 5 sentidos/ a metáfora cósmica / as flores da árvore corporal; o elemento fogo e as qualidades do irradiar. O corpo como faísca, como chama, como brasa.
Metodologia (Plano de Aula)
Exercícios práticos de percepção e consciencia corporal seguidos de exercícios de criação, apoiados na experimentação, observação e análise.
Estudos de anatomia corporal e anatomia simbólica. Laboratórios ide exploração dos temas.
Leitura de textos e visualização de vídeos que serão disponibilizados no Google Classroom.
Observação (Plano de Aula)
A fim de facilitar o acesso, a bibliografia fundamental irá constar textos disponíveis na internet. De acordo com o interesse dos estudantes , despertados pela prática, poderemos incluir durante o curso outras leituras.