Turma AC134 - Artes da Voz I - Turma B

Código / Turma

AC134 B

Nome

Artes da Voz I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento

Será necessário contar com aparelho com câmera e microfone funcionando.

Atualizado em
10/12/2020 16:15
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gina Maria Monge Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento da percepção e investigação da produção da voz para criação cênica. Revisão de conhecimentos sobre anatomia humana.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

GAIARSA, José Angelo. Respiração, angústia e renascimento. São Paulo: Ícone, 1994.

GAYOTTO, Lucia Helena. Voz partitura da ação. São Paulo: Plexus, 2002.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª edição. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SOUCHARD, Philippe-Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.

VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a percepção do funcionamento da sonoridade no corpo-voz.

Desenvolver a integração entre corpo e voz no trabalho do ator.

Pedagogias da exploração corporeo-vocal para experimentação cênica.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas atividades práticas e discussões.

Apresentação de um trabalho prático acompanhado de um relatório reflexivo

Cronograma (Plano de Aula)

Março

Escuta e silêncio: Percepção e Integração aos outros sentidos

Corpo-Voz: reconhecimento e exploração.

Abril

Reconhecimento e exploração dos recursos vocais: 

- Respiração

- Ressonância

- Articulação

-Frequência

Maio-junho.

Corpo-Voz: exploração, investigação e introdução às suas poéticas

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, com exercícios técnicos e improvisacionais, com suporte de reflexão teórica, assim como visualização de exemplos em formato audiovisual e análise deles. Realização de exercícios gravados fora de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco