Turma AC143 - Técnicas Corpóreas: Luta I - Turma A
AC143 A
Técnicas Corpóreas: Luta I
Google Meet
Fabiana Tito
Sendo em ambiente virtual, o curso focará nos estudos e discussões a partir do tema central do curso e suas diversificações.
Sendo possível aulas presenciais, o foco será na atuação corporal e musical, e os estudos ocorrerão em paralelo, de acordo com interesse individual.
10/12/2020 16:16
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução aos elementos técnicos de uma luta ou arte marcial enfatizando os aspectos lúdicos presentes no jogo de combate.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Os Manuscritos do Mestre Pastinha: Quando as pernas fazem miserê - https://issuu.com/lucianomilani/docs/manuscritos_de_mestre_pastinha
Mestre Pastinha - Capoeira Angola - https://www.academia.edu/8898984/Mestre_Pastinha_Capoeira_Angola
REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Ed. Itapuã, 1968. http://capoeiravoltaaomundo.com.br/download/arquivos/Livros/Capoeira-Angola-Ensaio-socio-etnografico.pdf
DE LIMA SILVA, Renata. A potência artística do corpo na capoeira Angola. Ilinx-Revista do LUME, v. 2, n. 1, 2012. https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/viewFile/125/124
Angelo A. Decanio Filho; A herança de Pastinha. http://www.geocities.ws/capoeiranomade/A_heranca_de_Pastinha-Angelo_Dacanio.doc
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Praticar os elementos básicos da Capoeira Angola: movimentos, ritmo, música, ritualidade e ancestralidade afro-brasileira.
Estudar e discutir a história, mitos, mestres e tradições populares - e também suas relações com a oralidade e as ancestralidades africanas - envolvidas na formação do ser humano e potencialmente no treinamento do artista da cena.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequência mínima: 75%
Participação de atividades extra sala de aula combinadas junto com a turma, de acordo com interesses do coletivo e das individualidades.
Cronograma (Plano de Aula)
Aulas semanais, de 2h, por 15 semanas, envolvendo intercaladamente os temas abaixo:
- Movimentos: ataques, defesas, saídas e entradas; chamadas e a volta-ao-mundo;
- Ritmo: toques do berimbau, pandeiro, reco-reco, agogô e atabaque;
- Música: ladainhas, louvação e corridos - poesia, história e comunicação;
- História e oralidade: ancestralidade, ritual e religiosidade na Capoeira; tradição x evolução/modernização;
- Estudos individuais dirigidos, sobre temas de interesse.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas de Capoeira Angola: movimentos, ritos, canto e toques de instrumentos musicais. Em paralelo, cada aluno/grupo poderá estudar temas específicos relacionados, para apresentação à turma ao final.
Observação (Plano de Aula)
A abordagem do material bibliográfico, musical e visual será desenvolvida a partir dos interesses da turma e dos indivíduos, em interação com o professor. Não sendo possível aulas presenciais, não haverá prática de movimentos, por respeito a esta arte e também aos corpos dos estudantes, e focaremos então na música e nos estudos.