Turma AC316 - Estudos de Dramaturgia - Turma A

Código / Turma

AC316 A

Nome

Estudos de Dramaturgia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:18
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Isa Etel Kopelman

Ementa (Catálogo da DAC)

Leituras e análises de textos consagrados da dramaturgia ocidental.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BECKETT, Samuel. Fim de Partida. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

EURÍPEDES, Medeia. Trad., posfácio  e notas Trajano Vieira.São Paulo: Editora 34,

                                   2010.

IONESCO, Eugéne. O Rinoceronte. Rio de Janeiro: Agir, 1962.

MOLIÈRE, O Avarento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.    .

MÜLLER, Heiner. Medeia Material Paisagem Abandonada. São Paulo: Editora 

                     Perspectiva, 1998.

Hamlet - Maquina - Heiner Muller - [PDF Document]

fdocumentos.tips › Documents

MAETERLINK, Maurice. Os Cegos.

pt.scribd.com › document › Os-Cegos-Maurice-Maeterl...

PASSÔ, Grace. Mata teu Pai. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens a procura de um autor. WordPress.comseis personagens à procura de um autor 

RODRIGUES, Nelson. Senhora dos Afogados. - Teatro completo, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981-89. Quatro volumes. Organização e prefácios de Sábato Magaldi.  

SALABERG, Jhonny. Buraquinhos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.                   

SHAKESPEARE, William. Hamlet                                   

www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf                                     

Macbeth - Domínio Público

www.dominiopublico.gov.br › DetalheObraDownload

TCHEKOV, Anton. As Três Irmãs. Mariporã: Editora Veredas, 2006.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Instrumentalizar o aluno de artes cênicas com um repertório da dramaticidade escrita por meio da análise estrutural e estética de um texto dramático.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Comparecimento e participação. Trabalho escrito final. Avaliação individual sobre as leituras e análises dos textos escolhidos. Presença e participação em aula. 

Cronograma (Plano de Aula)

Na primeira aula serão abordados os eixos teóricos da disciplina que orientaram as análises em torno de cada texto.  Em 14 encontros, de duas horas, pretende-se levantar os aspectos mais relevantes da leitura de cada uma das 14 peças propostas.  

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas teóricas expositivas sobre as estruturas e as especificidades do texto dramático literário em seus aspectos fundamentalmente sincrônicos. Trabalho prático de análise e releitura em aula dos textos previamente lidos pelos alunos. Dinâmica estruturada dos debates em forma de seminários.

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

Nessa disciplina serão realizadas análises de textos dramáticos previamente lidos pelos alunos – clássicos modernos e contemporâneos – destacando os aspectos discursivos, cênicos e poéticos de cada texto, bem como as possibilidades de materialização no espaço cênico.