Turma AC316 - Estudos de Dramaturgia - Turma A
AC316 A
Estudos de Dramaturgia
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
10/12/2020 16:18
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Leituras e análises de textos consagrados da dramaturgia ocidental.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BECKETT, Samuel. Fim de Partida. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
EURÍPEDES, Medeia. Trad., posfácio e notas Trajano Vieira.São Paulo: Editora 34,
2010.
IONESCO, Eugéne. O Rinoceronte. Rio de Janeiro: Agir, 1962.
MOLIÈRE, O Avarento. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. .
MÜLLER, Heiner. Medeia Material Paisagem Abandonada. São Paulo: Editora
Perspectiva, 1998.
Hamlet - Maquina - Heiner Muller - [PDF Document]
fdocumentos.tips › Documents
MAETERLINK, Maurice. Os Cegos.
pt.scribd.com › document › Os-Cegos-Maurice-Maeterl...
PASSÔ, Grace. Mata teu Pai. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens a procura de um autor. WordPress.comseis personagens à procura de um autor
RODRIGUES, Nelson. Senhora dos Afogados. - Teatro completo, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981-89. Quatro volumes. Organização e prefácios de Sábato Magaldi.
SALABERG, Jhonny. Buraquinhos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.
SHAKESPEARE, William. Hamlet
www.ebooksbrasil.org/adobeebook/hamlet.pdf
Macbeth - Domínio Público
www.dominiopublico.gov.br › DetalheObraDownload
TCHEKOV, Anton. As Três Irmãs. Mariporã: Editora Veredas, 2006.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Instrumentalizar o aluno de artes cênicas com um repertório da dramaticidade escrita por meio da análise estrutural e estética de um texto dramático.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Comparecimento e participação. Trabalho escrito final. Avaliação individual sobre as leituras e análises dos textos escolhidos. Presença e participação em aula.
Cronograma (Plano de Aula)
Na primeira aula serão abordados os eixos teóricos da disciplina que orientaram as análises em torno de cada texto. Em 14 encontros, de duas horas, pretende-se levantar os aspectos mais relevantes da leitura de cada uma das 14 peças propostas.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas teóricas expositivas sobre as estruturas e as especificidades do texto dramático literário em seus aspectos fundamentalmente sincrônicos. Trabalho prático de análise e releitura em aula dos textos previamente lidos pelos alunos. Dinâmica estruturada dos debates em forma de seminários.
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
Nessa disciplina serão realizadas análises de textos dramáticos previamente lidos pelos alunos – clássicos modernos e contemporâneos – destacando os aspectos discursivos, cênicos e poéticos de cada texto, bem como as possibilidades de materialização no espaço cênico.