Turma AR410 - Tópicos Especiais em Artes IV - Turma A
AR410 A
Tópicos Especiais em Artes IV
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Fabiana Tito
Sub-Título da disciplina: Arte Negra e a Arte Indígena Contemporânea: sensibilidades e poéticas contra-hegemonicas
Esta disciplina irá abordar a Arte Negra e a Arte Indígena Contemporânea, por meio da visualização e discussão de obras e Artistas. Não é uma disciplina de conteúdos teóricos prontos, mas de problematizações e investigação. Tão importante quanto a bibliografia, serão as obras e entrevistas disponíveis.
10/12/2020 16:29
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo de assunto relevante na área das artes.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARIAS, Patricio GUrerrero. INTERCULTURALIDAD Y PLURINACIONALIDAD ESCENARIOS DE LUCHA DE SENTIDOS: ENTRE LA USURPACIÓN Y LA INSURGENCIA SIMBÓLICA, em http://moutonnoir.org/francesmedico/wp-content/uploads/2014/05/INTERCULT-Y-PLURINAC-IONALIDAD.pdf
" ............................. CORAZONAR EL SENTIDO DE LAS EPISTEMOLOGÍAS DOMINANTES DESDE LAS SABIDURÍAS INSURGENTES, PARA CONSTRUIR SENTIDOS OTROS DE LA EXISTENCIA (PRIMERA PARTE) Calle14: revista de investigación en el campo del arte, vol. 4, núm. 5, julio-diciembre, 2010, pp. 80-94
AJZENBERG, Elza e MUNANGA, Kabengele. “Arte Moderna e o Impulso Criador da Arte Africana”. Pesquisa em Debate. Edição 9, Vol. 5, no 2, jul/dez. 2008. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13757
COSTA, Pablo Assumpção e GREINER, Christine. Dobrar a morte, despossuir a violência: corpo, performance, necropolítica, disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8661341/24011
ESBELL, Jaider. MAKUNAIMA, O MEU AVÔ EM MIM! disponível em https://www.waunet.org/downloads/wcaa/dejalu/march_2020/iluminuras.pdf
FABRINI, Veronica. Sul da Cena, Sul do Saber. Revista Moringa, 2013, disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/16121
GOLDSTEIN,S.Ilana. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. Disponível em https://www.publionline.iar.unicamp.br/public/journals/14/pageHeaderTitleImage_pt_BR.png
KILOMBA, Grada. Desobediências poéticas, disponível em http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF06_gradakilomba_miolo_baixa.pdf
“ . Entrevistada por Sueli Rolnik - disponível em http://www.goethe.de/ins/br/lp/prj/eps/sob/pt16199210.htm
KRENAK, Ailton. (entrevista por Jailson de Souza). A Potencia do Sujeito coletivo. http://revistaperiferias.org/materia/ailton-krenak-a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-ii/?pdf=160
MARTINS, LEDA. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memoria. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308
OLIVEIRA, ALECSANDRA MATIAS DE. Memória da Pele: O Devir da Arte Contemporânea Afro-Brasileira, disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/37525873.pdf
SILVA, Denise Ferreira. Em estado bruto. In REVISTA ARS - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP, São Paulo, julho de 2019.
SILVA, Denise Ferreira. Sobre diferença sem separabilidade. In Catálogo da 32ª. Bienal de Arte de São Paulo, 2016. Disponível em https://issuu.com/amilcarpacker/docs/denise_ferreira_da_silva_?fbclid=IwAR1AJG8KxH-69xQOKtfOnRrv3bJfzomlP0-NuwvlJZTUukjDaGZLZ-3vEN8
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: Investigar as relações, convergências e divergências entre a Arte Negra e a Arte Indígena Contemporâneas.
Objetivos Específicos
- Mapear a produção de Arte Negra e Indígena Contemporânea no Brasil
- Analisar obras e artistas nas diferentes áreas: artes visuais, dança, música, teatro e outras mídias.
- Problematizar o termo “interculturalidade”
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença e participação nas aulas e elaboração de um relatório final e/ou em trabalho artístico, individual ou em grupo, abordando os temas das aulas.
Cronograma (Plano de Aula)
Cronograma
Março – As colonialidades do poder, do saber e do ser/ Problematizando o “intercultural” (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)
Abril- Arte e Natureza/ Arte e Espiritualidade; A questão da Ancestralidade e da Tradição (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)
Maio- O Indivíduo, a comunidade e a Cultura; A questão das misturas, suas tensões e colaborações (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)
Junho- Arte e Ativismo (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)
Metodologia (Plano de Aula)
Visualização e Discussão de Obras/Artistas, discussão de textos