Turma AR410 - Tópicos Especiais em Artes IV - Turma A

Código / Turma

AR410 A

Nome

Tópicos Especiais em Artes IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento

Sub-Título da disciplina: Arte Negra e a Arte Indígena Contemporânea: sensibilidades e poéticas contra-hegemonicas

Esta disciplina irá abordar a Arte Negra e a Arte Indígena Contemporânea, por meio da visualização e discussão de obras e Artistas. Não é uma disciplina de conteúdos teóricos prontos, mas de problematizações e investigação. Tão importante quanto a bibliografia, serão as obras e entrevistas disponíveis. 

Atualizado em
10/12/2020 16:29
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Lucienne Guedes Fahrer

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de assunto relevante na área das artes.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARIAS, Patricio GUrerrero. INTERCULTURALIDAD Y PLURINACIONALIDAD ESCENARIOS DE LUCHA DE SENTIDOS: ENTRE LA USURPACIÓN Y LA INSURGENCIA SIMBÓLICA, em http://moutonnoir.org/francesmedico/wp-content/uploads/2014/05/INTERCULT-Y-PLURINAC-IONALIDAD.pdf

          "    ............................. CORAZONAR EL SENTIDO DE LAS EPISTEMOLOGÍAS DOMINANTES DESDE LAS SABIDURÍAS INSURGENTES, PARA CONSTRUIR SENTIDOS OTROS DE LA EXISTENCIA (PRIMERA PARTE) Calle14: revista de investigación en el campo del arte, vol. 4, núm. 5, julio-diciembre, 2010, pp. 80-94

AJZENBERG, Elza e MUNANGA, Kabengele. “Arte Moderna e o Impulso Criador da Arte Africana”. Pesquisa em Debate. Edição 9, Vol. 5, no 2, jul/dez. 2008. Disponível  em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13757

COSTA, Pablo Assumpção e GREINER, Christine. Dobrar a morte, despossuir a violência: corpo, performance, necropolítica, disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8661341/24011

ESBELL, Jaider. MAKUNAIMA, O MEU AVÔ EM MIM! disponível em https://www.waunet.org/downloads/wcaa/dejalu/march_2020/iluminuras.pdf

FABRINI, Veronica. Sul da Cena, Sul do Saber. Revista Moringa, 2013, disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/16121

GOLDSTEIN,S.Ilana. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. Disponível em https://www.publionline.iar.unicamp.br/public/journals/14/pageHeaderTitleImage_pt_BR.png

KILOMBA, Grada. Desobediências poéticas, disponível em http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF06_gradakilomba_miolo_baixa.pdf

               “             . Entrevistada por Sueli Rolnik - disponível em http://www.goethe.de/ins/br/lp/prj/eps/sob/pt16199210.htm

KRENAK, Ailton. (entrevista por Jailson de Souza). A Potencia do Sujeito coletivo. http://revistaperiferias.org/materia/ailton-krenak-a-potencia-do-sujeito-coletivo-parte-ii/?pdf=160

MARTINS, LEDA. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memoria. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881/7308

OLIVEIRA, ALECSANDRA MATIAS DE. Memória da Pele: O Devir da Arte Contemporânea Afro-Brasileira, disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/37525873.pdf

SILVA, Denise Ferreira. Em estado bruto. In REVISTA ARS - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP, São Paulo, julho de 2019.

SILVA, Denise Ferreira. Sobre diferença sem separabilidade. In Catálogo da 32ª. Bienal de Arte de São Paulo, 2016. Disponível em https://issuu.com/amilcarpacker/docs/denise_ferreira_da_silva_?fbclid=IwAR1AJG8KxH-69xQOKtfOnRrv3bJfzomlP0-NuwvlJZTUukjDaGZLZ-3vEN8

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: Investigar as relações, convergências e divergências entre a Arte Negra e a Arte Indígena Contemporâneas.

Objetivos Específicos

  1. Mapear a produção de Arte Negra e Indígena Contemporânea no Brasil
  2. Analisar obras e artistas nas diferentes áreas: artes visuais, dança, música, teatro e outras mídias.
  3. Problematizar o termo “interculturalidade”

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença e participação nas aulas e elaboração de um relatório final e/ou em trabalho artístico, individual ou em grupo, abordando os temas das aulas.

Cronograma (Plano de Aula)

Cronograma

Março – As colonialidades do poder, do saber e do ser/ Problematizando o “intercultural”  (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)

Abril- Arte e Natureza/ Arte e Espiritualidade; A questão da Ancestralidade e da Tradição (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)

Maio- O Indivíduo, a comunidade e a Cultura; A questão das misturas, suas tensões e colaborações (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)

Junho- Arte e Ativismo (Visualização e Discussão de Obras/Artistas)

 

Metodologia (Plano de Aula)

Visualização e Discussão de Obras/Artistas, discussão de textos

Observação (Plano de Aula)

em branco