Turma AC318 - Estudos de Direção Teatral - Turma A
AC318 A
Estudos de Direção Teatral
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
10/12/2020 16:40
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
As origens, especificidades e desenvolvimento das estéticas cênicas matriciais. Características de discursos cênicos empreendidos na contemporaneidade. Elaboração e estudo de projeto de direção de obra curta.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1985.
BOGART, Anne. A preparação do Diretor. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
CARREIRA, André (org). Zona periférica: o teatro de Daniel Veronese. São Paulo: Teatro-Escola Célia Helena, 2009.
FERAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. Edições SESC – São Paulo, 2010.
GALIZIA, Luis Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.
GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MNOUCHKINE, Ariane. A Arte do Presente – entrevistas com Fabienne Pascaud. Rio de Janeiro: Cobogó, 2011.
NASCIMENTO, Abdias. Dramas para Negros, Prólogo para Brancos. Teatro Experimental do Negro, 1961.
PASSÔ, Grace. Teatro e Resistência. Programa Voz Ativa, transmitido em 10.12.2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xqNngmS3NAs.
PELLETTIERI, Osvaldo (org). Itinerários del Teatro Latinoamericano. Buenos Aires: Galerna: Facultad de Filosofia y Letras, UBA: Fundación Roberto Arlt, 2000.
REVISTA DIGITAL TERRITÓRIO TEATRAL. Número 13, Junho de 2016. Dossier 1: Directoras. Seis artigos escritos por diretoras e diretores teatrais sulamericanos. www.territorioteatral.org.br
SANTOS, Maria Thaís Lima; GUINSBURG, Jacó. O encenador como pedagogo. 2002. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
TENENBLAT, Nitza. Direção e direcionalidade na criação em coletivo. Ilinx - Revista do Lume - Núcleo Interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp. Número 7, agosto 2015.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Discutir aspectos básicos da construção do discurso cênico a partir de estudos de material bibliográfico, audiovisual e da criação de exercícios cênicos. Conhecer a experiência e o discurso de diferentes diretores e diretoras teatrais. Oferecer subsídios para as escolhas do aluno-diretor em processo de criação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nos encontros. Envolvimento com as atividades desenvolvidas. Compreensão dos conteúdos trabalhados através de análise do processo de criação e de texto escrito.
Cronograma (Plano de Aula)
Quinze encontros totalizando as 60 horas aula previstas, divididos em blocos temáticos:
1) Estudo de diferentes encenadores e suas propostas em relação à cena teatral
2) Compreensão dos elementos de composição que se inter-relacionam na criação teatral: dramaturgia, espaço, tempo/ritmo, cenografia, figurino, maquiagem, música e sonoridade, iluminação
3) O diretor como pedagogo / o papel do diretor nos processos colaborativos
4) Criação de exercícios cênicos articulando os conteúdos anteriores em um processos de criação
Metodologia (Plano de Aula)
Seminários teórico-práticos a respeito dos temas, e realização de micro-projetos para a criação de exercícios cênicos que permitam relacionar aspectos práticos e material bibliográfico referentes à composição teatral.