Turma AC318 - Estudos de Direção Teatral - Turma A

Código / Turma

AC318 A

Nome

Estudos de Direção Teatral

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:40
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Alice Possani

Ementa (Catálogo da DAC)

As origens, especificidades e desenvolvimento das estéticas cênicas matriciais. Características de discursos cênicos empreendidos na contemporaneidade. Elaboração e estudo de projeto de direção de obra curta.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1985.

BOGART, Anne. A preparação do Diretor. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

CARREIRA, André (org). Zona periférica: o teatro de Daniel Veronese. São Paulo: Teatro-Escola Célia Helena, 2009.

FERAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine. Edições SESC – São Paulo, 2010.

GALIZIA, Luis Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.

GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MNOUCHKINE, Ariane. A Arte do Presente – entrevistas com Fabienne Pascaud. Rio de Janeiro: Cobogó, 2011.  

NASCIMENTO, Abdias. Dramas para Negros, Prólogo para Brancos. Teatro Experimental do Negro, 1961.

PASSÔ, Grace. Teatro e Resistência. Programa Voz Ativa, transmitido em 10.12.2018. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xqNngmS3NAs.

PELLETTIERI, Osvaldo (org). Itinerários del Teatro Latinoamericano. Buenos Aires: Galerna: Facultad de Filosofia y Letras, UBA: Fundación Roberto Arlt, 2000.

REVISTA DIGITAL TERRITÓRIO TEATRAL. Número 13, Junho de 2016. Dossier 1: Directoras. Seis artigos escritos por diretoras e diretores teatrais sulamericanos. www.territorioteatral.org.br

SANTOS, Maria Thaís Lima; GUINSBURG, Jacó. O encenador como pedagogo. 2002. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

TENENBLAT, Nitza. Direção e direcionalidade na criação em coletivo. Ilinx - Revista do Lume - Núcleo Interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp. Número 7, agosto 2015.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Discutir aspectos básicos da construção do discurso cênico a partir de estudos de material bibliográfico, audiovisual e da criação de exercícios cênicos. Conhecer a experiência e o discurso de diferentes diretores e diretoras teatrais. Oferecer subsídios para as escolhas do aluno-diretor em processo de criação.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nos encontros. Envolvimento com as atividades desenvolvidas. Compreensão dos conteúdos trabalhados através de análise do processo de criação e de texto escrito.

 

Cronograma (Plano de Aula)

Quinze encontros totalizando as 60 horas aula previstas, divididos em blocos temáticos:
1) Estudo de diferentes encenadores e suas propostas em relação à cena teatral
2) Compreensão dos elementos de composição que se inter-relacionam na criação teatral: dramaturgia, espaço, tempo/ritmo, cenografia, figurino, maquiagem, música e sonoridade, iluminação

3) O diretor como pedagogo / o papel do diretor nos processos colaborativos

4) Criação de exercícios cênicos articulando os conteúdos anteriores em um processos de criação

 

Metodologia (Plano de Aula)

Seminários teórico-práticos a respeito dos temas, e realização de micro-projetos para a criação de exercícios cênicos que permitam relacionar aspectos práticos e material bibliográfico referentes à composição teatral.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco