Turma AC334 - Artes da Voz III - Turma A
AC334 A
Artes da Voz III
Fabiana Tito
10/12/2020 16:53
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir da integração corpo-voz e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação, com foco na questão da palavra cênica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993
Brook, P – Ponto de Mudança. Rio de janeiro. Civilização Brasileira, 1994
Canongia, Marly Bezerra - Manual de Terapia da Palavra, Anatomia, Fisiologia, Semiologia e o Estudo da Articulação e dos Fonemas - Rio de Janeiro - Livraria Atheneu - 1981
Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999
Galizia, Luiz Roberto - Os Processos Criativos de Robert Wilson - São Paulo - Perspectiva - 2011
Grotowski, J. – Em busca de um teatro pobre. Rio de janeiro. Civilização brasileira, 1971.
Nunes, Lilia - Manual de Voz e Dicção - Rio de Janeiro - MEC - SNT - 1976
Schaffer, Murray - O Ouvido Pensante - São Paulo - Editora UNESP - 1991
Stanislavski, C – A construção da personagem. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 1983.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundamento do trabalho composicional do ator, integrando corpo e voz.
Estudos das vocalidades em diferentes recortes de atuação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas aulas e atividades práticas
Apresentação de um trabalho prático acompanhado de um relatório reflexivo
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas, com exercícios técnicos e composicionais, com suporte de reflexão teórica.
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
Princípios de Composição: a forma nas dimensões tempo/espacial.
Discurso Cênico e Recortes de Atuação:
- Trágico
- Cômico
- Farsesco
- Épico
- Dramático
- Performativo