Turma AC334 - Artes da Voz III - Turma A

Código / Turma

AC334 A

Nome

Artes da Voz III

Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:53
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Wanderley Martins

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir da integração corpo-voz e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação, com foco na questão da palavra cênica.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993

Brook, P – Ponto de Mudança. Rio de janeiro. Civilização Brasileira, 1994

Canongia, Marly Bezerra - Manual de Terapia da Palavra, Anatomia, Fisiologia, Semiologia e o Estudo da Articulação e dos Fonemas - Rio de Janeiro - Livraria Atheneu - 1981

Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999

Galizia, Luiz Roberto - Os Processos Criativos de Robert Wilson - São Paulo - Perspectiva - 2011

Grotowski, J. – Em busca de um teatro pobre. Rio de janeiro. Civilização brasileira, 1971.

Nunes, Lilia - Manual de Voz e Dicção - Rio de Janeiro - MEC - SNT - 1976

Schaffer, Murray - O Ouvido Pensante - São Paulo - Editora UNESP - 1991

Stanislavski, C – A construção da personagem. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 1983.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundamento do trabalho composicional do ator, integrando corpo e voz.

Estudos das vocalidades em diferentes recortes de atuação.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas e atividades práticas

Apresentação de um trabalho prático acompanhado de um relatório reflexivo

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, com exercícios técnicos e composicionais, com suporte de reflexão teórica.

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

Princípios de Composição: a forma nas dimensões tempo/espacial.

Discurso Cênico e Recortes de Atuação:

- Trágico

- Cômico

- Farsesco

- Épico

- Dramático

- Performativo