Turma AC340 - Princípios da Ação Cênica - Turma A

Código / Turma

AC340 A

Nome

Princípios da Ação Cênica

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:54
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Roberto Peixoto Mallet

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do conceito de ação física em seus aspectos constitutivos. Exercícios cênicos.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARISTÓTELES.  Poética. Ética a Nicômaco.  São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MALLET, Roberto.  Notas sobre o conceito de ação dramática.  Disponível em: <http://www.grupotempo.com.br/tex_notas.html>.  Acesso em: 10.dez.2009.

STANISLAVSKI, Constantin.  Manual do Ator.  São Paulo:  Martins Fontes, 1989.

TCHEKHOV, Mikhail.  Para o Ator.  São Paulo: Martins Fontes, 1986.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 6
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar ao aluno um conhecimento teórico e prático da ação física na escritura teatral. Estudar princípios e procedimentos de composição de figuras cênicas, atitudes e estados.  Desenvolver a imaginação em ação no jogo e na construção da cena

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Compreensão dos fundamentos e princípios da ação.

Qualidade dos resultados apresentados em aula.

Disponibilidade para a experimentação.

Capacidade de integração ao grupo, participação no processo de aprendizado e presença em sala de aula.

Cronograma (Plano de Aula)

Semana 1: Leitura e comentário do Programa da Disciplina; introdução ao problema da ação física

Semana 2-4: Introdução ao estudo da ação humana, baseado na Poética de Aristóteles e no Sistema de Stanislavski; ação poética e ação dramática; definição e leitura do texto teatral a ser trabalho ao longo do semestre

Semana 5: Leitura dramática e estudo do texto teatral escolhido

Semana 6: Exercícios sobre fragmentos de cenas, estudando-os sob o ponto de vista da teoria da ação

Semana 7: Aprofundamento do estudo da semana 6, levantando problemas relacionados à interpretação

Semanas 8 a 15: Trabalho em grupos sobre cenas; análises e comentários sobre as mesmas, retomando os estudos feitos nas semanas anteriores; exercício crítico e analítico dos alunos sobre esses materiais; aprofundamento e reestruturação das cenas a partir desses estudos

Metodologia (Plano de Aula)

Estudo teórico sobre fundamentos e princípios da ação.

Exercícios sobre os elementos constitutivos da ação física.

Criação e análise de cenas.

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

Fundamentos e princípios da ação poética e da ação ficcional.

Estudo teórico-prático dos elementos da ação física no teatro: objetivo, visualização, ritmo interno e externo, imaginação, memória, ação verbal.

Escuta, atitude e presença.

Articulação e desenvolvimento de ações.

Relação entre os níveis de energia e o comportamento cênico.

Análise ativa de proposições cênicas.