Turma AC340 - Princípios da Ação Cênica - Turma A
AC340 A
Princípios da Ação Cênica
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Fabiana Tito
10/12/2020 16:54
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo do conceito de ação física em seus aspectos constitutivos. Exercícios cênicos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARISTÓTELES. Poética. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MALLET, Roberto. Notas sobre o conceito de ação dramática. Disponível em: <http://www.grupotempo.com.br/tex_notas.html>. Acesso em: 10.dez.2009.
STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
TCHEKHOV, Mikhail. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar ao aluno um conhecimento teórico e prático da ação física na escritura teatral. Estudar princípios e procedimentos de composição de figuras cênicas, atitudes e estados. Desenvolver a imaginação em ação no jogo e na construção da cena
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Compreensão dos fundamentos e princípios da ação.
Qualidade dos resultados apresentados em aula.
Disponibilidade para a experimentação.
Capacidade de integração ao grupo, participação no processo de aprendizado e presença em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
Semana 1: Leitura e comentário do Programa da Disciplina; introdução ao problema da ação física
Semana 2-4: Introdução ao estudo da ação humana, baseado na Poética de Aristóteles e no Sistema de Stanislavski; ação poética e ação dramática; definição e leitura do texto teatral a ser trabalho ao longo do semestre
Semana 5: Leitura dramática e estudo do texto teatral escolhido
Semana 6: Exercícios sobre fragmentos de cenas, estudando-os sob o ponto de vista da teoria da ação
Semana 7: Aprofundamento do estudo da semana 6, levantando problemas relacionados à interpretação
Semanas 8 a 15: Trabalho em grupos sobre cenas; análises e comentários sobre as mesmas, retomando os estudos feitos nas semanas anteriores; exercício crítico e analítico dos alunos sobre esses materiais; aprofundamento e reestruturação das cenas a partir desses estudos
Metodologia (Plano de Aula)
Estudo teórico sobre fundamentos e princípios da ação.
Exercícios sobre os elementos constitutivos da ação física.
Criação e análise de cenas.
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
Fundamentos e princípios da ação poética e da ação ficcional.
Estudo teórico-prático dos elementos da ação física no teatro: objetivo, visualização, ritmo interno e externo, imaginação, memória, ação verbal.
Escuta, atitude e presença.
Articulação e desenvolvimento de ações.
Relação entre os níveis de energia e o comportamento cênico.
Análise ativa de proposições cênicas.