Turma AC511 - Expressão Vocal III - Turma A
AC511 A
Expressão Vocal III
Fabiana Tito
10/12/2020 16:56
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Identificação e reconhecimento dos componentes físicos da fala. Desenvolvimento desses componentes integrados à ação cênica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993
Brook, P – Ponto de Mudança. Rio de janeiro. Civilização Brasileira, 1994
Canongia, Marly Bezerra - Manual de Terapia da Palavra, Anatomia, Fisiologia, Semiologia e o Estudo da Articulação e dos Fonemas - Rio de Janeiro - Livraria Atheneu - 1981
Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999
Galizia, Luiz Roberto - Os Processos Criativos de Robert Wilson - São Paulo - Perspectiva - 2011
Grotowski, J. – Em busca de um teatro pobre. Rio de janeiro. Civilização brasileira, 1971.
Nunes, Lilia - Manual de Voz e Dicção - Rio de Janeiro - MEC - SNT - 1976
Schaffer, Murray - O Ouvido Pensante - São Paulo - Editora UNESP - 1991
Stanislavski, C – A construção da personagem. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 1983.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Aprofundar o conhecimento e o exercício de procedimentos técnicos relativos ao som vocal e à fala.
- Aplicar os procedimentos técnicos da produção do som vocal e da fala à prática da enunciação de textos.
- Configurar as características da ação vocal.
- Realizar encontros para discussão teórica de literatura pertinente à disciplina
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Participação em aula.
- Entrega de trabalhos práticos e ou teóricos.
- Desenvolvimento pessoal.
- Feedback das transformações ocorridas no decorrer do processo de trabalho.
- Trabalho prático individual e demonstração de cena.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas e teóricas proporcionando a reflexão dos conteúdos expostos, estabelecendo o engajamento do estudante de artes cênicas com a pesquisa de movimento vocal para o desenvolvimento do seu trabalho. Exercícios cênicos que aprofundem a pesquisa sobre a voz.
Observação (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A voz do corpo e o corpo da voz são aspectos fundamentais no processo de comunicação e expressão. O ritmo do corpo, da voz e o contato com o outro permitem o desenvolvimento da musicalidade natural que auxiliam a expressão. Assim, este curso utiliza-se, principalmente, do legado dos grandes pensadores da voz no teatro ocidental e de conhecimentos básicos da área de fonoaudiologia, para desenvolvimento do potencial vocal do ator.
As 30hs/aulas serão divididas em 15 encontros de 2hs/aula cada, assim distribuídos:
Todos os encontros começarão com aquecimento e preparação, utilizando basicamente exercícios vocais e atividades sonoras complementares. A segunda parte da aula trabalhará com pesquisa sonora que desenvolva os conteúdos necessários para o desenvolvimento da expressão sonora do ator, utilizando como base para o trabalho poesias, crônicas, e cenas dramáticas.
01. Aquecimento. Aprendendo a Ouvir, Ver, Perceber, Sentir o Som. Cuidados com a voz
02. Aquecimento. Entendendo a fala a partir da respiração. A elasticidade da voz.
03. Aquecimento. Entendendo a projeção do som a partir do movimento.
04. Aquecimento. Entonação e pausas
05. Aquecimento. Ressonância do som e da palavra, parte I. Articulação de vogais
06. Aquecimento. Ressonância do som e da palavra, parte II.Articulação de consoantes
07. Aquecimento. A palavra expressiva
08. Aquecimento. O tempo-ritmo no falar
10. Aquecimento. A agilidade da fala.
11. Aquecimento. Propostas de Antonin Artaud para a sonoridade I
12. Aquecimento. Proposta de Antonin Artaud para a sonoridade II
13. A imaginação vocal
14. A experimentação e construção do som próprio
15. Demonstração das cenas