Turma AC511 - Expressão Vocal III - Turma A

Código / Turma

AC511 A

Nome

Expressão Vocal III

Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:56
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Wanderley Martins

Ementa (Catálogo da DAC)

Identificação e reconhecimento dos componentes físicos da fala. Desenvolvimento desses componentes integrados à ação cênica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993

Brook, P – Ponto de Mudança. Rio de janeiro. Civilização Brasileira, 1994

Canongia, Marly Bezerra - Manual de Terapia da Palavra, Anatomia, Fisiologia, Semiologia e o Estudo da Articulação e dos Fonemas - Rio de Janeiro - Livraria Atheneu - 1981

Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999

Galizia, Luiz Roberto - Os Processos Criativos de Robert Wilson - São Paulo - Perspectiva - 2011

Grotowski, J. – Em busca de um teatro pobre. Rio de janeiro. Civilização brasileira, 1971.

Nunes, Lilia - Manual de Voz e Dicção - Rio de Janeiro - MEC - SNT - 1976

Schaffer, Murray - O Ouvido Pensante - São Paulo - Editora UNESP - 1991

Stanislavski, C – A construção da personagem. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 1983.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Aprofundar o conhecimento e o exercício de procedimentos técnicos relativos ao som vocal e à  fala.
  • Aplicar os procedimentos técnicos da produção do som vocal e da fala à prática da enunciação de textos.
  • Configurar as características da ação vocal.
  • Realizar encontros para discussão teórica de literatura pertinente à disciplina

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Participação em aula.
  • Entrega de trabalhos práticos e ou teóricos.
  • Desenvolvimento pessoal.
  • Feedback das transformações ocorridas no decorrer do processo de trabalho.
  • Trabalho prático individual e demonstração de cena.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas proporcionando a reflexão dos conteúdos expostos, estabelecendo o engajamento do estudante de artes cênicas com a pesquisa de movimento vocal para o desenvolvimento do seu trabalho. Exercícios cênicos que aprofundem a pesquisa sobre a voz.

Observação (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A voz do corpo e o corpo da voz são aspectos fundamentais no processo de comunicação e expressão.  O ritmo do corpo, da voz e o contato com o outro permitem o desenvolvimento da musicalidade natural que auxiliam a expressão.   Assim, este curso utiliza-se, principalmente, do legado dos grandes pensadores da voz no teatro ocidental e de conhecimentos básicos da área de fonoaudiologia, para desenvolvimento do potencial vocal do ator. 

As 30hs/aulas serão divididas em 15 encontros de 2hs/aula cada, assim distribuídos:

Todos os encontros começarão com aquecimento e preparação, utilizando basicamente exercícios vocais e atividades sonoras complementares. A segunda parte da aula trabalhará com pesquisa sonora que desenvolva os conteúdos necessários para o desenvolvimento da expressão sonora do ator, utilizando como base para o trabalho poesias, crônicas, e cenas dramáticas.

01. Aquecimento.  Aprendendo a Ouvir, Ver, Perceber, Sentir o Som. Cuidados com a voz

02. Aquecimento.  Entendendo a fala a partir da respiração. A elasticidade da voz.

03. Aquecimento. Entendendo a projeção do som a partir do movimento.

04. Aquecimento. Entonação e pausas

05. Aquecimento. Ressonância do som e da palavra, parte I. Articulação de vogais

06. Aquecimento. Ressonância do som e da palavra, parte II.Articulação de consoantes

07. Aquecimento.  A palavra expressiva

08. Aquecimento. O tempo-ritmo no falar

10. Aquecimento. A agilidade da fala. 

11. Aquecimento. Propostas de Antonin Artaud para a sonoridade I

12. Aquecimento. Proposta de Antonin Artaud para a sonoridade II

 

13. A imaginação vocal

14. A experimentação e construção do som próprio 

15. Demonstração das cenas