Turma AC555 - Projeto Integrado de Criação Cênica I - Turma A

Código / Turma

AC555 A

Nome

Projeto Integrado de Criação Cênica I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida de maneira virtual e/ou presencial de acordo com a evolução do quadro pandêmico e com as determinações da reitoria.

Atualizado em
10/12/2020 16:57
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marcelo Ramos Lazzaratto

Grácia Maria Navarro

Gina Maria Monge Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercício de montagem cênica a partir de uma fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou da tradição oral. Aprendizado de práticas de escrita cênica. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

- BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

- COEHN, R: Work in Progress na Cena Contemporânea, Perspectiva, São Paulo, 1998.

- GASSET, José Ortega y. A Idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007

- GUINSBURG, Jacó, NETTO, J. Teixeira Coelho, CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

- LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007

- PAVIS, P: “A Análise dos Espetáculos”. Perspectiva, São Paulo, 2003.

- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1987

- ROUBINE, JJ: A Linguagem da Encenação Teatral, Zahar, Rio de Janeiro, 1998.

- SANCHEZ, J.A: Dramaturgias de La Imagem, Murcia – Cuenca, Universidade Castilla La Mancha, 1994.

- SARRAZAC, Jean-Pierre. (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo : Cosac & Naify, 2012.

- VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 8
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A partir da prática de montagem aprimorar o instrumental técnico, prático, e teórico do aluno no tocante ao seu exercício cênico. Oferecer ao aluno a compreensão das especificidades da arte teatral através da articulação de sua linguagem a partir de material poético não dramatúrgico. Observar a articulação dos ingredientes constituintes da “cena” (gesto, palavra, circunstância, adereços, cenografia, figurinos, música, iluminação, e etc.) e suas diversas resultantes advindas de suas variáveis. Observar que a escrita cênica advém de uma escolha criativa coerente. Observação da formação ética do ator.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação.

Resultado técnico no exercício final

Auto avaliação visando a compreensão do processo de trabalho

Apresentação pública (presencial ou on line) do exercício cênico

Cronograma (Plano de Aula)

O curso se realizará em quatro etapas que certamente se interseccionarão:

Mes 1 -  estudos e análise teorico-pratica sobre material poético escolhido

Mes 2 - criação livre de cenas a partir dos tema fundamentais que compõem o material poétcio escolhido

Mes 3 - estruturação da dramaturgia cênica

Mes 4 - ensaios gerais unindo atuação, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia

 

Metodologia (Plano de Aula)

- Pesquisa sobre o tema escolhido

- Análise do tema: história, iconogafia, mitologia e sociologia.

- Realização de laboratórios de corpo e de voz

- Criação de cenas a partir dos materiais pesquisados

- Articulação dos ingredientes visando a escrita cênica.

- Construção do espetáculo

 

Observação (Plano de Aula)

O material poético a ser trabalhado será escolhido em reuniões anteriores com os alunos