Turma AC555 - Projeto Integrado de Criação Cênica I - Turma A
AC555 A
Projeto Integrado de Criação Cênica I
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
A disciplina será oferecida de maneira virtual e/ou presencial de acordo com a evolução do quadro pandêmico e com as determinações da reitoria.
10/12/2020 16:57
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício de montagem cênica a partir de uma fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou da tradição oral. Aprendizado de práticas de escrita cênica. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
- BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- COEHN, R: Work in Progress na Cena Contemporânea, Perspectiva, São Paulo, 1998.
- GASSET, José Ortega y. A Idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007
- GUINSBURG, Jacó, NETTO, J. Teixeira Coelho, CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
- LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007
- PAVIS, P: “A Análise dos Espetáculos”. Perspectiva, São Paulo, 2003.
- OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 1987
- ROUBINE, JJ: A Linguagem da Encenação Teatral, Zahar, Rio de Janeiro, 1998.
- SANCHEZ, J.A: Dramaturgias de La Imagem, Murcia – Cuenca, Universidade Castilla La Mancha, 1994.
- SARRAZAC, Jean-Pierre. (org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo : Cosac & Naify, 2012.
- VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Perspectiva, 2013.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A partir da prática de montagem aprimorar o instrumental técnico, prático, e teórico do aluno no tocante ao seu exercício cênico. Oferecer ao aluno a compreensão das especificidades da arte teatral através da articulação de sua linguagem a partir de material poético não dramatúrgico. Observar a articulação dos ingredientes constituintes da “cena” (gesto, palavra, circunstância, adereços, cenografia, figurinos, música, iluminação, e etc.) e suas diversas resultantes advindas de suas variáveis. Observar que a escrita cênica advém de uma escolha criativa coerente. Observação da formação ética do ator.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação.
Resultado técnico no exercício final
Auto avaliação visando a compreensão do processo de trabalho
Apresentação pública (presencial ou on line) do exercício cênico
Cronograma (Plano de Aula)
O curso se realizará em quatro etapas que certamente se interseccionarão:
Mes 1 - estudos e análise teorico-pratica sobre material poético escolhido
Mes 2 - criação livre de cenas a partir dos tema fundamentais que compõem o material poétcio escolhido
Mes 3 - estruturação da dramaturgia cênica
Mes 4 - ensaios gerais unindo atuação, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia
Metodologia (Plano de Aula)
- Pesquisa sobre o tema escolhido
- Análise do tema: história, iconogafia, mitologia e sociologia.
- Realização de laboratórios de corpo e de voz
- Criação de cenas a partir dos materiais pesquisados
- Articulação dos ingredientes visando a escrita cênica.
- Construção do espetáculo
Observação (Plano de Aula)
O material poético a ser trabalhado será escolhido em reuniões anteriores com os alunos