Turma AC757 - Estudos Teóricos no Processo de Criação III - Turma A

Código / Turma

AC757 A

Nome

Estudos Teóricos no Processo de Criação III

Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:58
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Matteo Bonfitto Júnior

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudar teorias pertinentes à criação do Projeto Integrado de Criação Cênica III, isto é, que fundamentem o aprendizado sobre a construção da personagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SARRAZAC. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: CosacNaify, 2012.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Oferecer aparato teórico consistente para a conjugação com a prática do PICC III

- Estudar as teorias de interpretação e de construção da personagem.    

- Examinar as possibilidades metamorfose do ator/atriz.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

em branco

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programática:

1 – Teorias de interpretação

2 – Formas da encenação moderna (o drama moderno)

3 – Stanislavski e a nova interpretação aprofundada 

4 – Conhecer a personagem

5 – O diálogo e a intersubjetividade relacional

6 – O jogo com a(s) outra(s) personagem(ns)