Turma AC777 - Projeto Integrado de Criação Cênica III - Turma B
AC777 B
Projeto Integrado de Criação Cênica III
Fabiana Tito
10/12/2020 16:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na linguagem realista. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
KNÉBEL, Maria Ósipovna. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski.
Organização, adaptação e notas de Anatóli Vassíliev. Tradução e notas adicionais de
Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016.
STANISLAVSKI, Constantin. El Metodo de acciones físicas. In JIMENEZ, Sergio. (org.) El
evangelio de Stanislávski según sus apostoles, los apócrifos, la la reforma, los falsos
profetas y Judas Iscariote. México: Gaceta, 1990.
______. El Trabajo del actor sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias.
Buenos Aires: Quetzal, 1980.
______. El Trabajo del actor sobre si mismo en el proceso creador de la encarnación.
Buenos Aires: Quetzal, 1983.
______. Minha vida na arte. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1989.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A partir de alguns dos princípios do Sistema Stanislavski, estudar a criação cênica fundada em análise-ação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Assiduidade, disciplina, ética de trabalho, participação em aula: peso 8,0
Apresentação pública: peso 2,0
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Criação de exercício cênico
Apresentações públicas
Leitura e debate de textos da bibliografia.
Observação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
Ação e personagem
Stanislavski e seus discípulos
Estudos de cena
Circunstâncias propostas
Acontecimento
Conflito
Situação inicial/ situação final
Ação física, ação verbal e comportamento
Mito e personagem
Exercício cênico
Apresentações públicas