Turma AC890 - Metodologia e Criação em Artes Cênicas - Turma A

Código / Turma

AC890 A

Nome

Metodologia e Criação em Artes Cênicas

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/12/2020 16:59
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cassiano Sydow Quilici

Ementa (Catálogo da DAC)

Abordagem de processos de pesquisa e criação no teatro contemporâneo.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

- Stanislawski, Constantin - A Preparação do Ator - Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1996

- Grotowski, Jerzy; Flaszen, Ludwik -  O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski,  São Paulo, Perspectiva,  2007.

- Brecht, Bertold - Estudos sobre o Teatro -Lisboa, ed. Portugália, s/d.

- Boal, Augusto - Jogos para atores e não-atores - Rio de Janeiro , Civilização Brasileira ,1998.

- Galízia, Luis Roberto - Os processos criativos de Robert Wilson, São Paulo, Perspectiva, 1986.

-- Giroux, Sakae M. - Zeami:Cena e pensamento Nô., São Paulo, Perspectiva, 1991

- Fabião, Eleonora - Ações - Rio de Janeiro, Rumos, 2015.

- Leite, Janaina - Auto-escrituras performativas - São Pauço, Perspectiva, 2017.

 

.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

1) Promover um reflexão sobre a dimensão investigativa do trabalho teatral, em especial no trabalho do ator

2) Apresentar e discutir os conceitos de "trabalho do ator sobre si mesmo", treinamento e laboratório

3) Propor exercícios práticos e a manutenção de um diário.

4) Discutir temas emergentes no teatro brasileiro e contemporâneo

5) Abordar a questão da Iniciação Científica

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação, exercícios em sala, trabalho final

Cronograma (Plano de Aula)

- A pesquisa teatral. Teoria e prática. O artista pesquisador. Proposições

- A investigação de Stanislawski. O trabalho sobre si e a cena

- Grotowski e reinvenção de Stanislawski. A via negativa

- As "fontes" ar5caicas e o teatro como veículo

- Zeami e o cultivo da "flor" no ator do Nô

- Bertold Brecht - teatro e realidade social. Uma nova arte da representação

- Boal; relendo Brecht. A realidade latino americana. Estratégias para atores e não atores

- O ator no teatro pós-dramático. robert Wilson.

- O ator e o performer. Eleonora Fabião.

- O aror e o material auto-biográfico.

- Temas emergentes no teatro brasileiro e latino-americano.

- A pesquisa nas revistas acadêmicas.

- Elaboração de projetos de iniciação científica

 

-

 

-

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, exercícios, apresentações em classe.

Observação (Plano de Aula)

O programa pode sofrer alterações conforme a dinâmica da classe.