Turma AC890 - Metodologia e Criação em Artes Cênicas - Turma A
AC890 A
Metodologia e Criação em Artes Cênicas
Google Classroom
Fabiana Tito
10/12/2020 16:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Abordagem de processos de pesquisa e criação no teatro contemporâneo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
- Stanislawski, Constantin - A Preparação do Ator - Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1996
- Grotowski, Jerzy; Flaszen, Ludwik - O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski, São Paulo, Perspectiva, 2007.
- Brecht, Bertold - Estudos sobre o Teatro -Lisboa, ed. Portugália, s/d.
- Boal, Augusto - Jogos para atores e não-atores - Rio de Janeiro , Civilização Brasileira ,1998.
- Galízia, Luis Roberto - Os processos criativos de Robert Wilson, São Paulo, Perspectiva, 1986.
-- Giroux, Sakae M. - Zeami:Cena e pensamento Nô., São Paulo, Perspectiva, 1991
- Fabião, Eleonora - Ações - Rio de Janeiro, Rumos, 2015.
- Leite, Janaina - Auto-escrituras performativas - São Pauço, Perspectiva, 2017.
.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1) Promover um reflexão sobre a dimensão investigativa do trabalho teatral, em especial no trabalho do ator
2) Apresentar e discutir os conceitos de "trabalho do ator sobre si mesmo", treinamento e laboratório
3) Propor exercícios práticos e a manutenção de um diário.
4) Discutir temas emergentes no teatro brasileiro e contemporâneo
5) Abordar a questão da Iniciação Científica
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação, exercícios em sala, trabalho final
Cronograma (Plano de Aula)
- A pesquisa teatral. Teoria e prática. O artista pesquisador. Proposições
- A investigação de Stanislawski. O trabalho sobre si e a cena
- Grotowski e reinvenção de Stanislawski. A via negativa
- As "fontes" ar5caicas e o teatro como veículo
- Zeami e o cultivo da "flor" no ator do Nô
- Bertold Brecht - teatro e realidade social. Uma nova arte da representação
- Boal; relendo Brecht. A realidade latino americana. Estratégias para atores e não atores
- O ator no teatro pós-dramático. robert Wilson.
- O ator e o performer. Eleonora Fabião.
- O aror e o material auto-biográfico.
- Temas emergentes no teatro brasileiro e latino-americano.
- A pesquisa nas revistas acadêmicas.
- Elaboração de projetos de iniciação científica
-
-
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, exercícios, apresentações em classe.
Observação (Plano de Aula)
O programa pode sofrer alterações conforme a dinâmica da classe.