Turma CS025 - Oficina de Produção Audiovisual - Turma A
CS025 A
Oficina de Produção Audiovisual
Google Meet, WhatsApp, Outro
Fabiana Tito
11/12/2020 16:58
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Gestão das demandas operacionais e financeiras do produto audiovisual.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
CARRASCO, Ney
Sygkhronos – A formação da poética musical do cinema – São Paulo – Via Lettera - 2003
Trilha Musical – Música e articulação fílmica – dissertação de mestrado – São Paulo – ECA/USP - 1993
Complementar:
ADORNO, Theodor e EISLER, Hanns
El cine y la musica - Madrid - Editorial Fundamentos - 1976
ALTMAN, Rick
La comédie musicale hollywoodienne, les problemes du genre au cinéma - In Sound Theory, Sound Practice - New York - The American Film Institute - 1992
BAILBLÉ, Claude
Le son: programation de l’ecoute - Cahiers du Cinéma n. 292, pp. 53-59 (1); n. 293, pp. 5-12 (2); n. 297, pp. 45-54 (3); n. 299 pp. 16-27 (4) - setembro de 1978 a abril de 1979
BAZELON, Irwin
Knowing the score - New York - Arco Publishing - 1975
BOILES, Charles I.
La signification dans la musique de film - Musique en jeu, n. 19 - Paris - Seuil - 1975
BLANCHARD, Gerard
Images de la musique de cinema - Paris Edilig - 1983
CHION, Michel
Le son au cinéma - Paris - Cahiers du Cinéma, colletion essais - 1985
____________________
La musique au cinéma - Paris - Fayard - 1995
EVANS, Mark
Soundtrack - The music of the movies - New York - Da Capo - 1975
GORBMAN, Claudia
Unheard melodies - London - BFI Publishing - 1987
HAGEN, Earle
Scoring for films - Hialeah - EDJ Music Inc. - 1971
KARLIN, Fred e WRIGHT, Rayburn
On the track - New York - Schirmer Books - 1990
LONDON, Kurt
Film music - New York - Arno Press - 1970
MANVEL, Roger e Huntley, John
The technique of film music - London - Focal Press - 1975
MEDAGLIA, Júlio
Música Impopular - São Paulo - Global - 1988
MICELI, Sergio
La musica nel film – arte e artigianato – Firenze Discanto Edizioni - 1982
MILLER MARKS, Martin
Music and the silent film – contexts & case studies – 1895/1924 – New York – Oxford University Press – 1997
PRENDERGAST, Roy
Film music – A neglected art - New York WW Norton - 1977
RAPÉE, Erno
Motion picture moods – for pianists and organists – New York – Schirmer – 1924
RAWLINGS, F.
Como escolher música para filmes - Lisboa - Prelo - s/d
SCHAEFFER, Pierre
L’élément non visuel au cinéma In: La Revue du Cinéma, Sèrie nouvelle/I, - Paris - octobre 1946 (1), novembre 1946 (2), décembre 1946 (3)
SKILES, Marlin
Music scoring for TV and motion pictures - U.S.A. - Tab Books - 1976
SKINNER, Frank
Underscore – New York - Criterion Music Corp. - 1960
USSHER, Bruno
Max Steiner stabilishes another film record - In: Gone With The Wind as book and film - New York - Paragem House Pub. - 1987
VÁRIOS
Sound for picture - An inside look at audio production for film and television - Emeryville - MixBooks - 1993
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trilhas Sonoras é uma disciplina do Departamento de Música da UNICAMP obrigatória para os cursos de Composição e Música Popular e eletiva para os demais.
A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no estudo da música aplicada aos contextos da dramaturgia musical e do audiovisual, em suas diversas manifestações. Seu conteúdo é composto por uma síntese teórica sobre o assunto, à qual se soma o desenvolvimento de projetos práticos por parte dos alunos. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico, a disciplina está centrada na produção de música para o cinema, entendida como um foco a partir do qual é possível compreender tanto a produção dramático-musical que o antecede - e da qual é um herdeiro – quanto as manifestações audiovisuais posteriores.
A disciplina é composta por aulas teóricas presenciais, com apoio do sistema de Ensino Aberto (Teleduc) e projeção de filmes na íntegra.
Não é necessário que o aluno possua conhecimento prévio ou experiência específica na área para acompanhar a disciplina.
Estando ela inserida no contexto de um curso de graduação em música, seria redundante gastar o tempo de aula com questões relativas a áreas correlatas, tais como: arranjo, orquestração, composição.
Também é preciso levar em consideração que o perfil dos alunos é diferenciado. Há na classe alunos que tem como objetivo profissional tornarem-se compositores e, em muitos casos, especialistas na área de trilhas. Há outros que objetivam uma carreira de instrumentista, por exemplo, e têm na disciplina um complemento de sua formação.
Assim, recomenda-se àqueles que pretendem atuar profissionalmente na área que possuam um bom conhecimento das matérias teóricas de música (harmonia, contraponto, instrumentação), bem como das relativas à área de compsição propriamente dita (composição, arranjo, orquestração).
Como todos os projetos práticos da disciplina são desenvolvidos em computador, é bom que os alunos procurem estar aptos a usá-lo. Algumas dúvidas podem ser resolvidas em aula, mas não se trata de um curso de informática. Assim, recomenda-se algum conhecimento prévio na utilização dos seguintes softwares (todos disponíveis nos equipamentos disponíveis no Depto. de Música):
- Sound Forge
- Vegas Video ou Adobe Premier
- Cakewalk/Sonar, Cubase, Logic ou outro sequencer de sua preferência
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A nota final do aluno será dada a partir dos seguintes requisitos:
- Presença nas aulas
- Participação nas discussões e atividades em aula
- Realização de trabalhos e projetos práticos
- Notas das avaliações (quando houver)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
em brancoObservação (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
- A música no contexto da dramaturgia musical: a ópera, o teatro musical.
- A música no contexto do audiovisual: o cinema, a televisão, o vídeo.
- A música no contexto das novas tecnologias: multimídia.
- Aspectos históricos da dramaturgia musical.
- Aspectos históricos da música de cinema
- As origens
- A música no período do cinema mudo
- O advento do som sincronizado
- A música no cinema dos anos trinta
- O rompimento: anos quarenta
- A consolidação: anos cinquenta
- Transformações dos anos sessenta e setenta
- A música de cinema dos anos 80 ao presente
6. Aspetos estéticos da música de cinema
7. Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas. Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear.
8. Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização.