Turma CS029 - Tópicos Especiais em Midialogia V - Turma A
CS029 A
Tópicos Especiais em Midialogia V
Google Meet
Fabiana Tito
11/12/2020 16:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Esta disciplina terá seu programa definido em função das pesquisas que se realizam no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e das discussões prévias entre alunos e professores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Sugestões que podem ser redefinidas
Uma aventura epistemológica. Entrevista com Jesús Martín-Barbero por Maria Immacolata Vassallo de Lopes. matrizes ano2– no.2 primeiro semestre de 2009, pp. 143-162.
BELELI, Iara. O imperativo das imagens: construção de afinidades nas mídias digitais. Cadernos Pagu (44), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2015, pp.91-114 [http://www.scielo.br/scielo].
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu (26), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2006, pp.329-365.
BUTLER, Judith. Regulações do gênero. cadernos pagu (42), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, janeiro-junho de 2014, pp.249-274.
De LAURETIS, Teresa. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Tendências e Impasses – o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994
FREIRE FILHO, João. Era uma vez o “país da alegria”: mídia, estados de ânimo e identidade nacional. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, set./dez. 2015, pp.401-420.
MISKOLCY, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Cronos – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, vol. 12, n° 2, 2011, pp.9-22.
MORAES, Denis de. (comp.) Mutaciones de lo visible. Comunicación y processos culturales en la era digital. Buenos Aires/Barcelona/México, Paidós, 2010.
PISCITELLI. Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, vol.11, n°2, jul/dez. 2008, pp.263-274.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2):5-22, jul/dez. 1990, pp. 05-19
TOGNI, Paula Christofoletti. O K-100 compartilhado: jovens, tecnologias e gestão da experiência migratória. Cronos – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, vol. 12, n° 2, 2011, pp.57-74.
TURKLE, Sherry. Alone together: why we expect more from technology and less from each other. New York, Basic Books, 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O curso está centrado na compreenção da categoria gênero - articulada à raça, sexualidade, localização, entre outros - que atravessa diferentes recortes de pesquisa, prestando particular atenção à produção de conteúdos em distintos produtos midiáticos.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em aula
Seminários
trabalho de final de curso
Cronograma (Plano de Aula)
As aulas serão realizadas às sextas-feiras, de modo remoto, entre 9:00 e 13:00 hs, entre março e junho de 2021.
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas compreenderão discussões de gênero, articulado a outras diferenças (raça/etnia, sexualidade, geração, nacionalidade, entre outras), articulando teorias feministas e a produção reecente sobre os impactos da mídias digitais.
Observação (Plano de Aula)
A incrição está limitada entre 10 e 15 alunos.