Turma CS029 - Tópicos Especiais em Midialogia V - Turma A

Código / Turma

CS029 A

Nome

Tópicos Especiais em Midialogia V

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 16:59
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Aparecida Beleli

Ementa (Catálogo da DAC)

Esta disciplina terá seu programa definido em função das pesquisas que se realizam no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e das discussões prévias entre alunos e professores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Sugestões que podem ser redefinidas

Uma aventura epistemológica. Entrevista com Jesús Martín-Barbero por Maria Immacolata Vassallo de Lopes. matrizes ano2– no.2 primeiro semestre de 2009, pp. 143-162.

BELELI, Iara. O imperativo das imagens: construção de afinidades nas mídias digitais. Cadernos Pagu (44), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2015, pp.91-114 [http://www.scielo.br/scielo].

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu (26), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2006, pp.329-365.

BUTLER, Judith. Regulações do gênero. cadernos pagu (42), Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, janeiro-junho de 2014, pp.249-274. 

De LAURETIS, Teresa.  A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Tendências e Impasses – o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994

FREIRE FILHO, João. Era uma vez o “país da alegria”: mídia, estados de ânimo e identidade nacional. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 34, set./dez. 2015, pp.401-420. 

MISKOLCY, Richard. Novas conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Cronos – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, vol. 12, n° 2, 2011, pp.9-22.

MORAES, Denis de. (comp.) Mutaciones de lo visible. Comunicación y processos culturales en la era digital. Buenos Aires/Barcelona/México, Paidós, 2010.

PISCITELLI. Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, vol.11, n°2, jul/dez. 2008, pp.263-274.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 16(2):5-22, jul/dez. 1990, pp. 05-19

TOGNI, Paula Christofoletti. O K-100 compartilhado: jovens, tecnologias e gestão da experiência migratória. Cronos – Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, vol. 12, n° 2, 2011, pp.57-74.

TURKLE, Sherry. Alone together: why we expect more from technology and less from each other. New York, Basic Books, 2011.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O curso está centrado na compreenção da categoria gênero  - articulada à raça, sexualidade, localização, entre outros - que atravessa diferentes recortes de pesquisa, prestando particular atenção à produção de conteúdos em distintos produtos midiáticos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em aula

Seminários

trabalho de final de curso

Cronograma (Plano de Aula)

As aulas serão realizadas às sextas-feiras, de modo remoto, entre 9:00 e 13:00 hs, entre março e junho de 2021.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas compreenderão discussões de gênero, articulado a outras diferenças (raça/etnia, sexualidade, geração, nacionalidade, entre outras), articulando teorias feministas e a produção reecente sobre os impactos da mídias digitais.

Observação (Plano de Aula)

A incrição está limitada entre 10 e 15 alunos.