Turma CS042 - Projeto de Cinema II - Turma A

Código / Turma

CS042 A

Nome

Projeto de Cinema II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento

Parte da discilina será feita de forma remota.

Atualizado em
11/12/2020 17:00
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Noel dos Santos Carvalho

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção; conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos e professores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

ARIJON, Daniel – Grammar of the film language, Los Angeles, Silman-James Press, 1991

BARNOUW, Erik. El documental – Historia y estilo. Barcelona, Gedisa Editorial, 1998

BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo-Campinas, Huicitec/Unicamp, 1995

BARBARO, Umberto: Argumento e roteiro, São Paulo, Global, 1983

BERSTEIN, Steven – Produção cinematográfica, Cidade do México, Alhambra Mexicana, 1997.

BROWN, Blain. Iluminación en cine y televisión. Gipuzkoa/Espanha, Escuela de cine y  Video, 1994

BURCH, Noel. Praxis do cinema. Lisboa, Editorial estampa, 1973

CABEZÓN, Luis a. & GÓMEZ-URDÁ, Félix G. La producción cinematográfica. Madrid, Cátedra, 1999

CANDIDO, Antonio & outros. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva – Debates 1, 1987

CARRIÈRE, Jean- Claude: A linguagem do cinema, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995

CHION, Michel: Como se escribe un guión, Madrid, Cátedra, 1988

EISENSTEIN, Sergei: El sentido del cine, Mexico, Siglo Veintiuno, 1986

--------------: La forma del cine, Mexico, Siglo Veintiuno, 1986

FIELD, Syd: Manual do roteiro, Rio de Janeiro, Objetiva, 1995

FIELD, Syd: Os exercícios do roteirista, Rio de Janeiro, Objetiva, 1996

GUINEA, Emilio Polo de & ALONSO, Francisco Montesdeoca. Locución y presentación televisiva. Madrid, IORTV-RTVE, 1998

LEONE, Eduardo e Mourão, Maria Dora: Cinema e montagem, São Paulo, Editora Ática, 

MALFILLE, Pierre: O assistente de direção cinematográfica, Rio de Janeiro, Arte Nova/ 

Embrafilme, 1979

MARNER, Terence St. John: A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987

MONCLAR, Jorge. O diretor de fotografia. Rio de Janeiro, Solutions Comunicações, 1999

MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo, Editora SENAC, 1997

MOURA, Edgard Peixoto de – 50 anos luz, câmera e ação, São Paulo, Ed. Senac, 1999

PALLOTTINI, Renata: Dramaturgia: a construção do personagem, São Paulo, Editora 

Ática, 1989

PALLOTTINI, Renata: Dramaturgia de televisão, São Paulo, Editora Moderna, 1998

REY, Marcos: O roteirista profissional: TV e cinema, São Paulo, Editora Ática, 1989

REISE, Karel e Millar, Gavin: A técnica da montagem cinematográfica, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978

SABOYA, Jackson. Manual do autor roteirista – Técnicas de roteirização para TV. Rio de Janeiro, Record, 1992

SPERBER, George Bernard (org), Introdução à peça radiofônica. São Paulo EPU, 1980 

STANISLAVSKY,Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro, CivBrasileira, 1979

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 A realização profissional de filmes e vídeos nas suas diversas modalidades gêneros e duração requer planejamento, administração e sistematização do trabalho e de funções especializadas. O significado e o sentido dos filmes são  construídos, em parte, pela ação de profissionais e artistas envolvidos na pré-produção, produção e finalização. Esta disciplina tem o objetivo de: 1) possibilitar aos alunos vivenciar na prática o processo de criação cinematográfica em suas etapas de pré-produção, produção e pós-produção; e 2) estimular o exercício da criatividade em congruência com o conhecimento técnico, o planejamento administrativo, econômico e executivo, fundamentais para a prática da criação e produção cinematográfica.  

      O objetivo do curso é possibilitar ao aluno o conhecimento das diversas fases da produção audiovisual através de aulas teóricas, orientações e trabalhos práticos. Ao final do processo o aluno deverá: a) entender o planejamento de produção de um produto audiovisual; b) conhecer o processo de estruturação e formatação dos roteiros de ficção; b) entender a construção e estruturação de um projeto de documentário; c) aprender a planejar a estrutura de produção de um audiovisual ficcional e/ou documental; d) ter vivenciado a concepção, produção e finalização de um filme ficcional e/ou documental.  

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 

A avaliação final será feita a partir dos seguintes critérios:

1) Em Projeto de Cinema I: a) freqüência, interesse e envolvimento demonstrados no transcurso das aulas e orientações; b) avaliação do Projeto de Realização; b) avaliação da Proposta de Trabalho individual de cada membro da equipe;  c) avaliação do projeto coletivo de realização e planejamento de execução 

            2) Em Projeto de Cinema II: a) freqüência, interesse e envolvimento; b) entrega do produto audiovisual em duas cópias em DVDs devidamente creditados, com capa, resumo, ficha técnica, conceito gráfico e menu interativo no prazo estabelecido; c) avaliação da linguagem e estética cinematográficas utilizadas no vídeo; d) avaliação individual de cada Proposta de Trabalho e sua correspondência no produto final; e) avaliação do relatório final composto de detalhamento de cada etapa da realização: roteiro decupado, projeto de fotografia, projeto de direção de arte, projeto de som, plantas baixas, documentação fotográfica e ou videográfica e demais materiais que se fizerem necessários.

Cronograma (Plano de Aula)

 

  1. Orientação para elaboração das propostas de trabalho.
  2. Decupagem em planta baixa - fotografia e direção de atores;
  3. Decupagem de áudio; 
  4. Decupagem de produção;
  5. Decupagem de direção de arte;
  6. Produção 
  7. Pós-Produção - edição de imagem e som;
  8. Finalização e entrega;

Metodologia (Plano de Aula)

 

Durante o curso realizaremos entre cinco e 10 filmes de curta-metragem. Os alunos formarão equipes e se distribuirão em atividades específicas nas fases de pré-produção, produção e pós-produção nas várias funções como: pesquisa, argumento, roteiro, produção, fotografia, som, direção de arte, direção, efeitos especiais, edição (montagem), edição de som, mixagem e finalização de imagem, entre outras. No decorrer do curso faremos reuniões de acompanhamento para auxiliar a fundamentação conceitual dos projetos e a realização de cada um.

Observação (Plano de Aula)

em branco