Turma CS042 - Projeto de Cinema II - Turma A
CS042 A
Projeto de Cinema II
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Fabiana Tito
Parte da discilina será feita de forma remota.
11/12/2020 17:00
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção; conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos e professores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ARIJON, Daniel – Grammar of the film language, Los Angeles, Silman-James Press, 1991
BARNOUW, Erik. El documental – Historia y estilo. Barcelona, Gedisa Editorial, 1998
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo-Campinas, Huicitec/Unicamp, 1995
BARBARO, Umberto: Argumento e roteiro, São Paulo, Global, 1983
BERSTEIN, Steven – Produção cinematográfica, Cidade do México, Alhambra Mexicana, 1997.
BROWN, Blain. Iluminación en cine y televisión. Gipuzkoa/Espanha, Escuela de cine y Video, 1994
BURCH, Noel. Praxis do cinema. Lisboa, Editorial estampa, 1973
CABEZÓN, Luis a. & GÓMEZ-URDÁ, Félix G. La producción cinematográfica. Madrid, Cátedra, 1999
CANDIDO, Antonio & outros. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva – Debates 1, 1987
CARRIÈRE, Jean- Claude: A linguagem do cinema, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995
CHION, Michel: Como se escribe un guión, Madrid, Cátedra, 1988
EISENSTEIN, Sergei: El sentido del cine, Mexico, Siglo Veintiuno, 1986
--------------: La forma del cine, Mexico, Siglo Veintiuno, 1986
FIELD, Syd: Manual do roteiro, Rio de Janeiro, Objetiva, 1995
FIELD, Syd: Os exercícios do roteirista, Rio de Janeiro, Objetiva, 1996
GUINEA, Emilio Polo de & ALONSO, Francisco Montesdeoca. Locución y presentación televisiva. Madrid, IORTV-RTVE, 1998
LEONE, Eduardo e Mourão, Maria Dora: Cinema e montagem, São Paulo, Editora Ática,
MALFILLE, Pierre: O assistente de direção cinematográfica, Rio de Janeiro, Arte Nova/
Embrafilme, 1979
MARNER, Terence St. John: A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987
MONCLAR, Jorge. O diretor de fotografia. Rio de Janeiro, Solutions Comunicações, 1999
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo, Editora SENAC, 1997
MOURA, Edgard Peixoto de – 50 anos luz, câmera e ação, São Paulo, Ed. Senac, 1999
PALLOTTINI, Renata: Dramaturgia: a construção do personagem, São Paulo, Editora
Ática, 1989
PALLOTTINI, Renata: Dramaturgia de televisão, São Paulo, Editora Moderna, 1998
REY, Marcos: O roteirista profissional: TV e cinema, São Paulo, Editora Ática, 1989
REISE, Karel e Millar, Gavin: A técnica da montagem cinematográfica, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978
SABOYA, Jackson. Manual do autor roteirista – Técnicas de roteirização para TV. Rio de Janeiro, Record, 1992
SPERBER, George Bernard (org), Introdução à peça radiofônica. São Paulo EPU, 1980
STANISLAVSKY,Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro, CivBrasileira, 1979
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A realização profissional de filmes e vídeos nas suas diversas modalidades gêneros e duração requer planejamento, administração e sistematização do trabalho e de funções especializadas. O significado e o sentido dos filmes são construídos, em parte, pela ação de profissionais e artistas envolvidos na pré-produção, produção e finalização. Esta disciplina tem o objetivo de: 1) possibilitar aos alunos vivenciar na prática o processo de criação cinematográfica em suas etapas de pré-produção, produção e pós-produção; e 2) estimular o exercício da criatividade em congruência com o conhecimento técnico, o planejamento administrativo, econômico e executivo, fundamentais para a prática da criação e produção cinematográfica.
O objetivo do curso é possibilitar ao aluno o conhecimento das diversas fases da produção audiovisual através de aulas teóricas, orientações e trabalhos práticos. Ao final do processo o aluno deverá: a) entender o planejamento de produção de um produto audiovisual; b) conhecer o processo de estruturação e formatação dos roteiros de ficção; b) entender a construção e estruturação de um projeto de documentário; c) aprender a planejar a estrutura de produção de um audiovisual ficcional e/ou documental; d) ter vivenciado a concepção, produção e finalização de um filme ficcional e/ou documental.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação final será feita a partir dos seguintes critérios:
1) Em Projeto de Cinema I: a) freqüência, interesse e envolvimento demonstrados no transcurso das aulas e orientações; b) avaliação do Projeto de Realização; b) avaliação da Proposta de Trabalho individual de cada membro da equipe; c) avaliação do projeto coletivo de realização e planejamento de execução
2) Em Projeto de Cinema II: a) freqüência, interesse e envolvimento; b) entrega do produto audiovisual em duas cópias em DVDs devidamente creditados, com capa, resumo, ficha técnica, conceito gráfico e menu interativo no prazo estabelecido; c) avaliação da linguagem e estética cinematográficas utilizadas no vídeo; d) avaliação individual de cada Proposta de Trabalho e sua correspondência no produto final; e) avaliação do relatório final composto de detalhamento de cada etapa da realização: roteiro decupado, projeto de fotografia, projeto de direção de arte, projeto de som, plantas baixas, documentação fotográfica e ou videográfica e demais materiais que se fizerem necessários.
Cronograma (Plano de Aula)
- Orientação para elaboração das propostas de trabalho.
- Decupagem em planta baixa - fotografia e direção de atores;
- Decupagem de áudio;
- Decupagem de produção;
- Decupagem de direção de arte;
- Produção
- Pós-Produção - edição de imagem e som;
- Finalização e entrega;
Metodologia (Plano de Aula)
Durante o curso realizaremos entre cinco e 10 filmes de curta-metragem. Os alunos formarão equipes e se distribuirão em atividades específicas nas fases de pré-produção, produção e pós-produção nas várias funções como: pesquisa, argumento, roteiro, produção, fotografia, som, direção de arte, direção, efeitos especiais, edição (montagem), edição de som, mixagem e finalização de imagem, entre outras. No decorrer do curso faremos reuniões de acompanhamento para auxiliar a fundamentação conceitual dos projetos e a realização de cada um.