Turma CS052 - Fotografia II - Turma A

Código / Turma

CS052 A

Nome

Fotografia II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:01
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Mauricius Martins Farina

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolve noções de técnicas fotográficas avançadas. Discussões e experimentações com suportes fotográficos: suportes tradicionais, produção de suportes, roteiro e narrativas fotográficas. Fotografia e arte contemporânea.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.  

BENJAMIN, W. "A pequena historia da fotografia" in TRACHTENBERG, Alan [org.] Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013. BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Gustave Gili, 2003. BREA, José Luis. El inconsciente óptico y el segundo obturador. La fotografía en la era de su computerización. Publicado originalmente em http://aleph-arts.org/pens/ics.html (disponível em pdf) 

BREA, José Luis. El tercer umbral. Estatuto de las prácticas artísticas em la era del captalismo cultural. Murcia: Cendeac, 2000. 

COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013. FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: fotogr@fia depois da fotografia. São Paulo: Gustave Gilli, 2012. 

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. 

LEMAGNY, Jean-Claude. La sombra y el tiempo: ensayos sobre la fotografia como arte. Buenos Aires: La marca, 2008. 

MARTINS, Nelson. Fotografia da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010. 

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora do Senac, 2009. 

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora do Senac, 2010. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

em branco

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

em branco

Observação (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

1. As tecnologias do fotográfico. 2. A identidade conceitual da fotografia. 3. As homologias do fotográfico. 4. Fotografia como imagem. 5. A imagem fotográfica e seus anacronismos. 6. Desenvolvimento de processos criativos em fotografia. 7. Edição e montagem. 8. A fotografia como arte contemporânea. 9. Estudos de realização em fotografia. 10. Morfologia da imagem hibrida: a fotografia e o “segundo obturador”.