Turma CS073 - Projeto em Narrativas Digitais I - Turma A

Código / Turma

CS073 A

Nome

Projeto em Narrativas Digitais I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:02
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Hermes Renato Hildebrand

Ementa (Catálogo da DAC)

Compreensão da integração das mídias digitais emergentes e suas possíveis convergências. Fundamentação voltada ao desenvolvimento de aplicativos para os suportes digitais. Análise e discussão das concepções de produção de narrativas digitais com as mídias emergentes. Avaliação das implicações cognitivas e no campo do conhecimento dessas tecnologias.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  • ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf.    Acessado    em: fevereiro 2013.
  • GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
  • HILDEBRAND, H. R.; CUNHA, A. C. Autoria nas obras abertas com mídias móveis e locativas: autor, autoria e colaboração nas plataformas opensource. Disponível em: http://www.hrenatoh.net/curso/textos/autor_autoria_opensource.pdf. Acessado em: agosto 2013.
  • LEÃO, L. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2002.
  • _________ (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2005.
  • MACHADO, I. A. Gêneros no Contexto Digital. In: LEÃO, L. Interlab: Labirintos do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.
  • MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.
  • NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games . Tradução Pedro Cesar de Conti. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
  • SANTAELLA, Lucia e Mirna FEITOZA, Mapa do Jogo: A Diversidade Cultural dos Games. SãoPaulo: Cengage Learning, 2009.
  • SCHELL, Jesse. A Arte de Game Design: o livro original. Tradução de Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games : uma abordagem prática. Tradução Cláudia Mello Belhassof. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
  • MURRAY, J. H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003.
  • SCHUITEMA, Paulo. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage, 2017.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina está voltada para os princípios constitutivos de uma narrativa digital: ideia, storyline, sinopse, roteiro e produção. Visa também à criação e desenvolvimento do personagem, diálogos e um roteiro multilinear. A narrativa a ser criada implica no design narrativo, o roteiro não-linear (interativo), os pontos nodais e a recompensa e resolução. O objetivo da disciplina é fornecer elementos para que os alunos conheçam e possam utilizar adequadamente formas contemporâneas de mecanismos narrativos, possibilitando a construção de personagens, diálogos, a criação de storylines, estruturas narrativas lineares, não-lineares e multilineares. A disciplina prevê discussões teóricas e atividades práticas de criação de estruturas narrativas elementares e interativas. Também prevê estudos sobre a criação, desenvolvimento, representação, simulação e comunicação a partir dos artefatos culturais, estéticos, artísticos e tecnológicos e das habilidades cognitivas envolvidas que permitam compreender o universo do pensamento visual no processo de conhecimento no mundo contemporâneo, dando ênfase às narrativas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  1. O aluno será avaliado com base na participação em classe 30 %
  2. Pela elaboração de duas produções narrativas digitas:
    • Primeira Produção peso 30% – Será realizado individualmente.
    • Segunda Produção peso 40% – Será realizado em grupo.

Referências

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 01 _ Conteúdo Programático e Introdução

Aula 02 _ A Percepção: o signo como um fenômeno estético, ético e lógico 

Aula 03 _ Análise Semiótica do Jogo Journey e Jornada do Herói

Aula 04 _ Exercício de Análise de uma Narrativa - Apresentação de Alunos

Aula 05 _ Texto Media After Software

Aula 06 _ Criação de Personagem

Aula 07 _ Exercício de Análise de Narrativa Digital - Apresentação do aluno

Aula 08 _ Exercício de Análise de Narrativa Digital - Apresentação do aluno

Aula 09 _ Design de Jogos - Livro do Shell (06/05)

Aula 10 _ Apresentação de Roteiro para elaboração de Narrativas Digitais - Jogo Cultural Connection

Aula 11 _ Narrativas e os Jogos Digitais - Documento de Página Única

Aula 12 - Narrativas e Jogos Digitais - Documento de Dez Páginas

Aula 13 - Modelo de Elaboração de Roteiro para Jogos - 5W2H 

Aula 14 - Detalhamento do Documento de 10 páginas, GDD ou Projeto Narrativo Conceitual 

Aula 15 - Apresentação do Projeto em desenvolvimento

Aula 16 - Entrega da Versão Final do Projeto

Aula 17 - Análise dos Projetos

Metodologia (Plano de Aula)

  1. Aulas expositivas de conceitos e técnicas relacionadas à produção de narrativas digitais.

  2. Análise de narrativas digitais sob o ponto de vista cognitivo, estético e tecnológico.

  3. Desenvolvimento de narrativas usando as tecnologias digitais de informação e comunicação.

  4. Seminários coletivos e individuais.

  5. Trabalhos em sala de discussão sobre formatos narrativos.

  6. Destaca-se o debate interdisciplinar onde os projetos são elaborados e desenvolvidos. Serão elaborados dois projetos:

    • O primeiro é individual. O estudante escrevem um projeto e o apresentam considerando: proposta, justificativa, objetivos, metodologia, plano de execução, orçamento, bibliografia de apoio. Uma vez o projeto aprovado ele deverá ser implementado.

    • O segundo em grupo. O tema deve ser sobre uma narrativa única, usando as tecnologias digitais de informação e comunicação, tematizando lugares enquanto uma narrativa digital. Nesta segunda proposta os alunos podem utilizar sistemas computacionais e móveis com interface para geoprocessamento. As narrativas deverão ser contextualizadas e cartografadas em ambientes específicos pré-definido.

Observação (Plano de Aula)

em branco