Turma CS093 - Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade - Turma A
CS093 A
Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade
Fabiana Tito
11/12/2020 17:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das relações entre os meios audiovisuais, a cultura de massa e a arte, notando de que maneiras tais relações redimensionam historicamente o imaginário social entre os séculos XIX e XXI, nos contextos nacional e internacional. Estudo dos meios audiovisuais, por intermédio da produção, difusão, reapropriação, interpretação e ressignificação das imagens na sociedade, na passagem do analógico para o digital, e a formação de uma cultura de convergência.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ADORNO, T.W.
1971 – A indústria cultural. In Gabriel Cohn, “Comunicação e Indústria Cultural: leituras de análise dos meios de comunicação na sociedade contemporânea e das manifestações de massa”. SP, Cia. Editora Nacional.
Asociación Por Los Derechos Civiles E Open Society Justice Initiative Abierta
2008 – The Price of Silence: the growing threat of soft censorshjp in Latin America. NY, Open Society Institute. [disponível em www.soros.org; versão em espanhol em www.adc.org.ar]
BORELLI, Sílvia H. S. & Gabriel Priolli (coords.)
2000 – A Deusa Ferida. Por que a Rede Globo não é mais a campeã absoluta de audiência. SP, Summus.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira
1988 – Mercado Brasileiro de Televisão. Aracaju, Edufs.
2000 – Insústria Cultural, Informação e Capitalismo. SP, Hucitec.
1999 – Economía Política, Comunicación y Conocimiento: una perspectiva crítica latinoamericana. Buenos Aires, La Crujía.
BOUGNOUX, Daniel
1999 – Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru, EDUSC.
BOURDIEU, Pierre
1997 – Sobre a Televisão. RJ, Zahar.
BRIGGS, Asa & Peter BURKE
2004 – Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. RJ, Zahar.
CANCLINE, Néstor García
2006 – Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. RJ, Editora UFRJ.
CARDOSO, Haydée D. de F., Barbara Heller e Antonio Adami (coord.)
2003 – Mídia, Cultura, Comunicação 2. SP, Arte e Ciência.
CHERESKY, Isidoro (comp.)
2006 – Ciudadanía, Sociedad Civil y Participación Política. Buenos Aires, Miño y Davila Ed..
CHOMSKY, Noam
2002 – 11 de Setembro. RJ, Bertrand Brasil.
2003 – Controle da Mídia: os espetaculares feitos da propaganda. RJ, Graphia.
CHOMSKY, Noam e Edward S. HERMAN
1990 – Los Guardianes de la Libertad: propaganda, desinformación y consenso en los medios de comunicación de masas. Barcelona, Crítica.
FAUSTO NETO, Antônio & Milton José Pinto (org)
1996 – O Indivíduo e as Mídias. RJ, Diadorim.
LIPPMAN, Walter
1921 – Public Opinion. NY, Harcourt Brace Jovanovich. [disponível em Project Gutenberg www.gutenberg.org/etext/6456]
MACCHESNEY, Robert W.
2000 – Rich Media, Poor Democracy: communication politics in dubious times. NY, The News Press
MARCONDES Fº, Ciro
1988 – A Linguagem da Sedução. A Conquista das Consciências Pela Fantasia. SP, Perspectiva.
1989 – O Capital da Notícia. O Jornalismo como Produção Social da Segunda Natureza. SP, Ática.
TORRES i PRAT, Joan
2005 – Consumo, logo existo: poder, mercado y publicidad. Barcelona, Icaria/Mas Madera.
RUBIM, Antonio Albino Canelas
2000 – Comunicação e Política. SP, Hacker Ed.
SODRÉ, Muniz
2006 – As estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, Vozes.
TOSCANI, Oliviero
2000 – A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri. RJ, Ediouro.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Através da análise de quatro filmes e de textos de apoio, a disciplina pretende recuperar o papel dos meios de comunicação de massa na complexidade da vida social. Serão aprofundados, ao menos, os aspectos mais relevantes das interações existentes entre os meios de comunicação de massa, a cultura, a política, a economia e o comportamento de consumo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas discussões em sala de aula e produção de quatro textos sobre os temas propostos. A participação nas discussões comporá 50% da avaliação e a produção dos textos, com entrega no prazo, comporá os outros 50%.
Cronograma (Plano de Aula)
- Apresentação da disciplina
- Filme: Amistad
- Filme: Lincoln
- Filme: Eckford
- Filme: Selma
- Discussão sobre as definições de sociedade, cultura, política e processos econômicos.
- Dos filmes e dos textos de apoio:
- Media e sua centralidade na sociedade contemporânea
- Media a construção da cultura em uma sociedade de massa
- A política, cidadania, espaço público e espaço mediático
- Media, economia e consumo
- Liberdade de expressão e liberdade mediática
Metodologia (Plano de Aula)
Utilizando dos quatro filmes listados acima, todos sobre a temática da questão racial nos EUA, buscar elementos sensibilizadores sobre os papeis e influencias da media nos debates públicos sobre esta questão.
A disciplina será organizada por aulas expositivas e debates coletivos.
A participação dos estudantes nas discussões em sala de aula, baseada em textos previamente produzidos pelos próprios estudantes, será central no processo de avaliação. A redação e entrega destes mesmos textos comporá a segunda metade da avaliação.
Observação (Plano de Aula)
A disciplina ofertada de forma remota e síncrona no ano de 2021 incorpora uma serie de novas referências. A ementa passou a incluir aspectos da cultura digital, alfabetização midiática e novos aspectos relacionados à comunicação e tecnologia. Professores do IA serão convidados a participar da disciplina, portanto a bibliografia e ementa acima apresentadas formam uma versão preliminar a ser completada oportunamente.