Turma CS093 - Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade - Turma A

Código / Turma

CS093 A

Nome

Comunicação, Arte, Cultura e Sociedade

Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ronaldo Barbosa

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das relações entre os meios audiovisuais, a cultura de massa e a arte, notando de que maneiras tais relações redimensionam historicamente o imaginário social entre os séculos XIX e XXI, nos contextos nacional e internacional. Estudo dos meios audiovisuais, por intermédio da produção, difusão, reapropriação, interpretação e ressignificação das imagens na sociedade, na passagem do analógico para o digital, e a formação de uma cultura de convergência.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

ADORNO, T.W. 

1971 – A indústria cultural. In Gabriel Cohn, “Comunicação e Indústria Cultural: leituras de análise dos meios de comunicação na sociedade contemporânea e das manifestações de massa”. SP, Cia. Editora Nacional.

 

Asociación Por Los Derechos Civiles E Open Society Justice Initiative Abierta 

2008 – The Price of Silence: the growing threat of soft censorshjp in Latin America. NY, Open Society Institute. [disponível em www.soros.org; versão em espanhol em www.adc.org.ar]

 

BORELLI, Sílvia H. S. & Gabriel Priolli (coords.)

2000 – A Deusa Ferida. Por que a Rede Globo não é mais a campeã absoluta de audiência. SP, Summus.

 

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira

1988 – Mercado Brasileiro de Televisão. Aracaju, Edufs.

2000 – Insústria Cultural, Informação e Capitalismo. SP, Hucitec.

1999 – Economía Política, Comunicación y Conocimiento: una perspectiva crítica latinoamericana. Buenos Aires, La Crujía.

 

BOUGNOUX, Daniel

1999 – Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru, EDUSC.

 

BOURDIEU, Pierre

1997 – Sobre a Televisão. RJ, Zahar. 

 

BRIGGS, Asa & Peter BURKE

2004 – Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. RJ, Zahar.

 

CANCLINE, Néstor García

2006 – Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. RJ, Editora UFRJ.

 

CARDOSO, Haydée D. de F., Barbara Heller e Antonio Adami (coord.)

2003 – Mídia, Cultura, Comunicação 2. SP, Arte e Ciência.

 

CHERESKY, Isidoro (comp.)

2006 – Ciudadanía, Sociedad Civil y Participación Política. Buenos Aires, Miño y Davila Ed..

 

CHOMSKY, Noam

2002 – 11 de Setembro. RJ, Bertrand Brasil.

2003 – Controle da Mídia: os espetaculares feitos da propaganda. RJ, Graphia.

 

CHOMSKY, Noam e Edward S. HERMAN

1990 – Los Guardianes de la Libertad: propaganda, desinformación y consenso en los medios de comunicación de masas. Barcelona, Crítica. 

 

FAUSTO NETO, Antônio & Milton José Pinto (org)

1996 – O Indivíduo e as Mídias. RJ, Diadorim. 

 

LIPPMAN, Walter

1921 – Public Opinion. NY, Harcourt Brace Jovanovich. [disponível em Project Gutenberg www.gutenberg.org/etext/6456]

 

MACCHESNEY, Robert W. 

2000 – Rich Media, Poor Democracy: communication politics in dubious times. NY, The News Press 

 

MARCONDES Fº, Ciro

1988 – A Linguagem da Sedução. A Conquista das Consciências Pela Fantasia. SP, Perspectiva.

1989 – O Capital da Notícia. O Jornalismo como Produção Social da Segunda Natureza. SP, Ática. 

 

TORRES i PRAT, Joan 

2005 – Consumo, logo existo: poder, mercado y publicidad. Barcelona, Icaria/Mas Madera. 

 

RUBIM, Antonio Albino Canelas

2000 – Comunicação e Política. SP, Hacker Ed. 

 

SODRÉ, Muniz

2006 – As estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, Vozes. 

 

TOSCANI, Oliviero 

2000 – A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri. RJ, Ediouro.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Através da análise de quatro filmes e de textos de apoio, a disciplina pretende recuperar o papel dos meios de comunicação de massa na complexidade da vida social. Serão aprofundados, ao menos, os aspectos mais relevantes das interações existentes entre os meios de comunicação de massa, a cultura, a política, a economia e o comportamento de consumo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas discussões em sala de aula e produção de quatro textos sobre os temas propostos. A participação nas discussões comporá 50% da avaliação e a produção dos textos, com entrega no prazo, comporá os outros 50%.

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Apresentação da disciplina
  2. Filme: Amistad
  3. Filme: Lincoln
  4. Filme: Eckford
  5. Filme: Selma
  6. Discussão sobre as definições de sociedade, cultura, política e processos econômicos.
  7. Dos filmes e dos textos de apoio:
  1. Media e sua centralidade na sociedade contemporânea
  2. Media a construção da cultura em uma sociedade de massa
  3. A política, cidadania, espaço público e espaço mediático
  4. Media, economia e consumo
  5. Liberdade de expressão e liberdade mediática

Metodologia (Plano de Aula)

Utilizando dos quatro filmes listados acima, todos sobre a temática da questão racial nos EUA, buscar elementos sensibilizadores sobre os papeis e influencias da media nos debates públicos sobre esta questão. 

A disciplina será organizada por aulas expositivas e debates coletivos.

A participação dos estudantes nas discussões em sala de aula, baseada em textos previamente produzidos pelos próprios estudantes, será central no processo de avaliação. A redação e entrega destes mesmos textos comporá a segunda metade da avaliação.

 

Observação (Plano de Aula)

 A disciplina ofertada de forma remota e síncrona no ano de 2021 incorpora uma serie de novas referências. A ementa passou a incluir aspectos da cultura digital, alfabetização midiática e novos aspectos relacionados à comunicação e tecnologia. Professores do IA serão convidados a participar da disciplina, portanto a bibliografia e ementa acima apresentadas formam uma versão preliminar a ser completada oportunamente.