Turma CS100 - Cultura Moderna e Imagem - Turma A

Código / Turma

CS100 A

Nome

Cultura Moderna e Imagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito
Observações Oferecimento
Atualizado em
11/12/2020 17:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Lís Franco Schiavinatto

Ementa (Catálogo da DAC)

Analisar e discutir historicamente a configuração da imagem entre os séculos XV - XIX, marcando a elaboração da perspectiva, seus usos e significados simbólicos até a desestruturação desse campo representacional no século XIX. O nascimento do olhar moderno e da imagem indicial.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

Aula 1  - 3 de março: Transferência de Atividade para Calourada

Aula 2  - 10 de março: Apresentação da disciplina na sua compleição geral 

Organização do projeto de pesquisa do semestre.

Sobre visibilidade e o lugar da imagem: a experiência do jardim em Monet

Aula 3 - 17 de março: Para pensar o campo das mídias e o lugar das imagens

Leituras obrigatórias:

SANTIAGO JR., Francisco. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, vol. 27, 2019, p. 1-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v27/1982-0267-anaismp-27-e08.pdf>

COLI, Jorge. Beyoncé no Louvre. Amável Leitor: Arte e Cultura. Jul. 2018. Disponível em: <http://amavelleitor.blogspot.com/2018/07/beyonce-no-louvre.html>

 

Indicação da composição das equipes.

Aula 4 - 24 de março: Sobre a perspectiva e a fundação de um sistema de representação visual

Leituras obrigatórias:

BAXANDALL, Michael. Opiniões dos humanistas e pontos de vista humanistas. In: _____. Giotto e os oradores: As observações dos humanistas italianos sobre pintura e a descoberta da composição pictórica (1350-1450). São Paulo: Edusp, 2019

OKANO, Michiko. Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica de perspectiva. In: Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2017. p. 323-335. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2016/anais/pdfs/3_Michiko%20Okano.pdf>

 

Indicação dos temas escolhidos e bibliografia de cada equipe para começar.

Aula 5 - 31 de março: Materialidades e mundos em trânsito: a alteridade em questão

Leituras obrigatórias:

BUONO, Amy. Historicidade, acronia e materialidade nas culturas do Brasil colonial. No prelo [Não circular o texto a nós gentilmente cedido pela autora]

FRANÇOZO, Mariana. Entre o Brasil e a Europa: circulação de saberes. In: De Olinda a Holanda: o gabinete de curiosidade de Nassau. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.

Aula 6 - 7 de abril: A experiência do livro e da imprensa: organização de sensibilidades e modos de entender o mundo

Leituras obrigatórias:

PUCHNER, Martin. Gutenberg, Lutero e o novo público da imprensa. In: _____. O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CANCLINI, Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. [Verbetes: Convergência Digital; Espectador; Internautas; Leitores;]

 

Convidado: Helio Carvalho. Sobre o Fotolivro Amazônia em Claudia Andujar

Aula 7 - 14 de abril: A emergência da opinião pública e a fundação da noção de cidadania

Leitura obrigatória:

HUNT, Lynn. Torrentes de emoções: lendo romances e imaginando a igualdade. In: _____. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Retrato de um homem apto à política: The Crown  S01E09 - Assassins

 

1º apresentação das equipes sobre andamento do projeto. Recorte de cada um e bibliografia. 

Aula 8 - 28 de abril: Sobre a experiência do retrato: A constituição de si e o lugar da imagem (identitário ou não)

Leituras obrigatórias:

FABRIS, Annateresa. Identidade/identificação. In: _____. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, c2004.

Convidada: Ivania Valin apresenta a história intelectual noção de “celebridade”.

2ª apresentação dos trabalhos de pesquisa. Desta vez, por escrito, nomeando: recorte central da exposição, local para acontecer, público previsto, fios condutores da exposição, bibliografia usada, formas de divulgação e financiamento. 

Aula 9 e 10 - 5 de maio

Laboratório de estudos: ida a São Paulo: Pinacoteca de São Paulo e Museu Afro-Brasil

Aula 11 - 12 de maio: A emergência do fotográfico

Leituras obrigatórias:

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: _____. [et al]. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 

EDWARDS, Elizabeth. Photography and the performance of history. Kronos: Southern African histories, Cidade do Cabo, n. 27 , p.15-29, nov. 2001. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/41056667?seq=1>. [Tradução para circulação interna disponível no Drive]

Feedback dos estudos em São Paulo sobre exposições

Aula 12 - 19 de maio: Exposições universais e zoológicos humanos

Leitura obrigatória:

KOUTSOUKOS, Sandra. Entretenimento ou objeto de estudos. No prelo. [Não circular o texto a nós gentilmente cedido pela autora]

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. [Trechos selecionados disponíveis no Drive]

Leitura de apoio:

CLARK, T.J. O estado do espetáculo. In: _____; SALZSTEIN, Sônia (org.). Modernismos: ensaios sobre política, história e teoria da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

 

3º apresentação das equipes sobre andamento da pesquisa, mostrando a expografia, seus compromissos e balizas. Indicar formas de publicização.

Aula 13 - 26 de maio:  Exercício de escrita: sobre as exposições universais e exercício de ver 

Aula 14 - 2 de junho: Sobre o primeiro cinema e a arqueologia das mídias

Leituras obrigatórias:

DUBOIS, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. In: _____. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 

Sobre o surgimento do primeiro cinema: The Story of Film: An Odyssey - S01E01: The Birth of Cinema (trecho: The World Discovers a New Art Form)

Aula 15 - 9 de junho

Apresentação dos trabalhos finais

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trata-se de estudar a elaboração da cultura visual na modernidade, privilegiado alguns conceitos fundamentais tais como: a invenção da perspectiva, a experiência da descrição do real e as formas de ver o mundo, os trânsitos de objetos e das imagens, o lugar do retrato como experiência moderna e de si, o nascimento da opinião pública, o debate sobre a emergência do fotográfico e do cinema, a experiência histórica da reprodutibilidade técnica, os significados da cultura material da modernidade e a constituição de visibilidades em jogo conforme o sujeito social e a trama histórica em debate. Ao mesmo tempo, fazemos um percurso conceito e metodológico do arcabouço intelectual, estético e artístico aí envolvido.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Concebida, nesta disciplina, como avaliação continuada. Contempla:

  • Pontualidade e participação ativa e pertinente em sala de aula.
  • Seminário apresentado
  • Participação e empenho qualificado no projeto trabalhado em equipe.
  • Capacidade de mobilizar informações.
  • Capacidade de relacionar informações.
  • Capacidade de síntese e apreensão do conteúdo e dos trabalhos de análise do campo imagético.
  • Capacidade de se expressar e de escrita 
  • Capacidade de trabalho individual
  • Capacidade de trabalho em equipe

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina é ministrada com aulas expositivas, pequenos seminários, um palestrante convidado e, cada aula, desenvolve uma série de metodologias ativas em sala de aula: escritas de texto, exercícios de estar diante da imagem, exercícios de formação do olhar, exercícios de formulação de imagens, um projeto de estudo ao longo do semestre desenvolvido em equipe. Também pretende fazer uma visita de estudo em espaços museológicos e equipamentos culturais em São Paulo. Elaboração e desenvolvimento de um projeto e equipe ao longo do semestre discutido em sala de aula ao longo do semestre.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco