Turma CS103 - Teorias da Comunicação - Turma A
CS103 A
Teorias da Comunicação
Google Meet, Google Classroom
Fabiana Tito
11/12/2020 17:04
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Apresenta as diversas correntes interpretativas e teóricas a propósito dos meios de comunicação e da comunicação social. Enfatiza-se também sua construção histórica e social. As relações entre os meios de comunicação de massas e os processos culturais. As teorias de comunicação e as redes de cultura e de informação. A comunicação social e a cultura brasileira.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
CASTELLS, Manuel, A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
__________. Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, J. Zahar Editor, 2003.
__________. Redes de Indignação e Esperança. São Paulo: Zahar, 2013.
ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.
_________. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
HORKHEIMER, Max., ADORNO, Theodor. A indústria Cultural. O iluminismo como mistificação de massas In: LIMA, L. C Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
Levy, P. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço, S. Paulo: Ed. Loyola, 2003.
MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
MARTIN-BARBERO, Jesus, Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MATTELART, Armand e MATTELART, Michèle. Histórias das teorias da comunicação.3.ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Rio de Janeiro, 1984
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo : Martins Fontes, 2005
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O objetivo da disciplina é fomentar nos estudantes o espírito crítico para o estudo dos processos da comunicação. Trata-se de uma disciplina que se constituí de forma plural, com o entrecruzamento de saberes advindos da própria área de comunicação e com grande contribuição da filosofia, ciências sociais, educação, estética, entre outros, daí seu caráter interdisciplinar. Outro aspecto marcante é o movimento forte de determinação da tecnologia nos vários aspectos que marcam os processos comunicativos. A disciplina é fortemente sublinhada pelo acionamento de tópicos contemporâneos, assim, almeja-se também avançar na compreensão da realidade dos fenômenos e processos da comunicação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas discussões em sala; Leituras; Exercícios em sala; Apresentação do trabalho final
Cronograma (Plano de Aula)
Apresentação da Disciplina: ementa, objetivos, conteúdo programático, métodos de avaliação e bibliografia
O campo de estudo da comunicação e seus objetivos
Estudo dos conceitos, modelos, estruturas e paradigmas da comunicação: Mass Commmunication Research(Teoria Hipodérmica, Abordagem Empírico-Experimental, Abordagem Empírica de Campo e Teoria Funcionalista)
Panorama histórico-evolutivo das diferentes teorias da comunicação: (Teoria Crítica, Indústria Cultural e Teoria Culturológica)
A transição e as novas perspectivas: os Estudos Culturais, a Escola Latino-Americana e as contribuições de Marshall McLuhan
Novo paradigma da comunicação: a perspectiva sócio-construtivista, novo olhar sobre o receptor, Mídia e sociabilidade
Estudos de comunicação contemporânea (século XXI): novas perspectivas e trajetórias
Debate sobre o determinismo tecnológico: tecnologias digitais e a ciberesfera pública
Rumo a uma ecologia digital: a comunicação em meio às definições de Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento
Comunicação, Ciências de Dados, Inteligência Artificial e Internet das Coisas
Ciberativismo: a comunicação em tempos de rede
Economia Política da Comunicação no Brasil: um subcampo em construção
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e debates: tais métodos apresentarão os conteúdos da disciplina, mesclando a forma tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos;
- Trabalhos e seminários em grupos: visam promover uma maior integração do corpo discente para que se possa estabelecer o intercâmbio de informações e a produção conjunta de conhecimento, bem como estimular o espírito crítico e a convivência com a pluralidade de formas de pensar;
- Exibição de filmes, documentários e produtos midiáticos: estabelecer um articulação destes com os argumentos teóricos e conceituais trabalhados no decorrer da disciplina;
- Pesquisa individual e pesquisas em grupo: familiarizar o aluno à pesquisa científica.